Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PIBID NA PRÁTICA DA MONITORIA NO ENSINO DE QUÍMICA COMO AGENTE AUXILIADOR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: MONITORIA, ENSINO-APRENDIZAGEM, ENSINO DE QUÍMICA Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 61551
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2801
    "inscrito_id" => 11004
    "titulo" => "O PIBID NA PRÁTICA DA MONITORIA NO ENSINO DE QUÍMICA COMO AGENTE AUXILIADOR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO RETRATA A ATIVIDADE DE MONITORIA DURANTE O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NA ESCOLA ESTADUAL JUSCELINO KUBITSCHEK NA CIDADE DE ASSÚ - RN, COM A ATUAÇÃO DE OITO PIBIDIANOS MONITORES QUE DESEMPENHARAM ATIVIDADES DE ATENDIMENTO E REFORÇO AOS ALUNOS DA DISCIPLINA DE QUÍMICA. ONDE, O PRINCIPAL OBJETIVO FOI ANALISAR A MONITORIA COMO INFLUENCIADORA DA APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES. A MONITORIA FOI CRIADA PARA ATENDER OS DISCENTES DA DISCIPLINA DE QUÍMICA DO PERÍODO MATUTINO E VESPERTINO, OS ESTUDANTES ERAM ENCARREGADOS DE APRESENTAREM SUAS DÚVIDAS COM RELAÇÃO AO CONTEÚDO ABORDADO EM SALA DE AULA PARA OS MONITORES QUE FORMARAM GRUPOS DE QUATRO BOLSISTAS. DESTA FORMA, CADA BOLSISTA ACOMPANHOU UM GRUPO DE ALUNOS DO MESMO ANO, AJUDANDO NA RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS, NA CONSTRUÇÃO DE ESQUEMAS E RESUMOS E NA COMPREENSÃO DE ALGUNS CONCEITOS. OS RESULTADOS DAS MONITORIAS FORAM SATISFATÓRIOS, POIS 90,9% DOS ALUNOS QUE ESTAVAM COM DIFICULDADE NA DISCIPLINA EM QUESTÃO E PARTICIPARAM DA MONITORIA DE RECUPERAÇÃO FORAM APROVADOS APÓS A AVALIAÇÃO FINAL. AINDA É RETRATADO QUE OS ACADÊMICOS PARTICIPANTES DO PROGRAMA ADQUIREM MELHORA NAS SUAS PRÁTICAS E PODEM ADQUIRIR CONHECIMENTO TEÓRICO, ALÉM DE PODEREM SE MOTIVAR PARA A CARREIRA DA DOCÊNCIA."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "MONITORIA, ENSINO-APRENDIZAGEM, ENSINO DE QUÍMICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID11004_05092019085151.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAROLAYNE MABEL VICTOR DA CUNHA"
    "autor_nome_curto" => "CAROLAYNE MABEL"
    "autor_email" => "mabelcarolayne@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA RIO GRANDE DO NORTE, CAMPUS IPANGUAÇU"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 61551
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2801
    "inscrito_id" => 11004
    "titulo" => "O PIBID NA PRÁTICA DA MONITORIA NO ENSINO DE QUÍMICA COMO AGENTE AUXILIADOR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO RETRATA A ATIVIDADE DE MONITORIA DURANTE O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NA ESCOLA ESTADUAL JUSCELINO KUBITSCHEK NA CIDADE DE ASSÚ - RN, COM A ATUAÇÃO DE OITO PIBIDIANOS MONITORES QUE DESEMPENHARAM ATIVIDADES DE ATENDIMENTO E REFORÇO AOS ALUNOS DA DISCIPLINA DE QUÍMICA. ONDE, O PRINCIPAL OBJETIVO FOI ANALISAR A MONITORIA COMO INFLUENCIADORA DA APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES. A MONITORIA FOI CRIADA PARA ATENDER OS DISCENTES DA DISCIPLINA DE QUÍMICA DO PERÍODO MATUTINO E VESPERTINO, OS ESTUDANTES ERAM ENCARREGADOS DE APRESENTAREM SUAS DÚVIDAS COM RELAÇÃO AO CONTEÚDO ABORDADO EM SALA DE AULA PARA OS MONITORES QUE FORMARAM GRUPOS DE QUATRO BOLSISTAS. DESTA FORMA, CADA BOLSISTA ACOMPANHOU UM GRUPO DE ALUNOS DO MESMO ANO, AJUDANDO NA RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS, NA CONSTRUÇÃO DE ESQUEMAS E RESUMOS E NA COMPREENSÃO DE ALGUNS CONCEITOS. OS RESULTADOS DAS MONITORIAS FORAM SATISFATÓRIOS, POIS 90,9% DOS ALUNOS QUE ESTAVAM COM DIFICULDADE NA DISCIPLINA EM QUESTÃO E PARTICIPARAM DA MONITORIA DE RECUPERAÇÃO FORAM APROVADOS APÓS A AVALIAÇÃO FINAL. AINDA É RETRATADO QUE OS ACADÊMICOS PARTICIPANTES DO PROGRAMA ADQUIREM MELHORA NAS SUAS PRÁTICAS E PODEM ADQUIRIR CONHECIMENTO TEÓRICO, ALÉM DE PODEREM SE MOTIVAR PARA A CARREIRA DA DOCÊNCIA."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "MONITORIA, ENSINO-APRENDIZAGEM, ENSINO DE QUÍMICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID11004_05092019085151.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAROLAYNE MABEL VICTOR DA CUNHA"
    "autor_nome_curto" => "CAROLAYNE MABEL"
    "autor_email" => "mabelcarolayne@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA RIO GRANDE DO NORTE, CAMPUS IPANGUAÇU"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O PRESENTE TRABALHO RETRATA A ATIVIDADE DE MONITORIA DURANTE O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NA ESCOLA ESTADUAL JUSCELINO KUBITSCHEK NA CIDADE DE ASSÚ - RN, COM A ATUAÇÃO DE OITO PIBIDIANOS MONITORES QUE DESEMPENHARAM ATIVIDADES DE ATENDIMENTO E REFORÇO AOS ALUNOS DA DISCIPLINA DE QUÍMICA. ONDE, O PRINCIPAL OBJETIVO FOI ANALISAR A MONITORIA COMO INFLUENCIADORA DA APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES. A MONITORIA FOI CRIADA PARA ATENDER OS DISCENTES DA DISCIPLINA DE QUÍMICA DO PERÍODO MATUTINO E VESPERTINO, OS ESTUDANTES ERAM ENCARREGADOS DE APRESENTAREM SUAS DÚVIDAS COM RELAÇÃO AO CONTEÚDO ABORDADO EM SALA DE AULA PARA OS MONITORES QUE FORMARAM GRUPOS DE QUATRO BOLSISTAS. DESTA FORMA, CADA BOLSISTA ACOMPANHOU UM GRUPO DE ALUNOS DO MESMO ANO, AJUDANDO NA RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS, NA CONSTRUÇÃO DE ESQUEMAS E RESUMOS E NA COMPREENSÃO DE ALGUNS CONCEITOS. OS RESULTADOS DAS MONITORIAS FORAM SATISFATÓRIOS, POIS 90,9% DOS ALUNOS QUE ESTAVAM COM DIFICULDADE NA DISCIPLINA EM QUESTÃO E PARTICIPARAM DA MONITORIA DE RECUPERAÇÃO FORAM APROVADOS APÓS A AVALIAÇÃO FINAL. AINDA É RETRATADO QUE OS ACADÊMICOS PARTICIPANTES DO PROGRAMA ADQUIREM MELHORA NAS SUAS PRÁTICAS E PODEM ADQUIRIR CONHECIMENTO TEÓRICO, ALÉM DE PODEREM SE MOTIVAR PARA A CARREIRA DA DOCÊNCIA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.