O PRESENTE ARTIGO VISA ANALISAR A EQUIVALÊNCIA DA TEORIA E A PRÁTICA DO DOCENTE, ENVOLVIDO NO DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA. PARA O QUAL ADOTAMOS A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, DE NATUREZA QUALITATIVA SOB O OLHAR DE BAFFI (2002), BRUGGER (1994), NOVOA (2019), MARTINS (2008) ENTRE OUTROS. VALE SALIENTAR QUE O PONTO FUNDAMENTAL DESSE ESPAÇO DE PESQUISA É O REFERENCIAL TEÓRICO ATRELADO AO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO O QUAL DEVE ESTAR EM CONSONÂNCIA COM AS DISCUSSÕES AQUI ESTABELECIDAS. OS DEBATES E PROPOSTAS NA ESFERA MUNDIAL E LOCAL EM TORNO DA TEMÁTICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL, QUE TEM TOMADO GRANDES PROPORÇÕES NAS ÚLTIMAS DÉCADAS. PORÉM, NO QUE CONCERNE A FORMAÇÃO DOCENTE EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ÂMBITO DA FORMAÇÃO CONTINUADA, PERCEBE- SE UMA CERTA FRAGILIDADE NO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA NO TOCANTE A ABORDAGEM DESSES VALORES RELACIONADOS A EDUCAÇÃO AMBIENTAL, VOLTADOS PARA UMA ÉTICA QUE PROCEDE DE UMA RELEITURA NO ENTENDIMENTO DE SUSTENTABILIDADE E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, ATRELADO A ECONOMIA, MERCADO E TECNOLOGIA, MAS, SOBRETUDO NUM COMPORTAMENTO DE SUSTENTABILIDADE.