A PROPOSTA DESTA PESQUISA É DESENVOLVER UMA ANÁLISE, EM GERAL, SOBRE A HISTÓRIA DO MOVIMENTO PRÉ – VESTIBULAR PARA NEGROS E CARENTES (PVNC) E, EM ESPECÍFICO DOS NÚCLEOS XERÉM, HYDRA DO IGOASSU E VILA OPERÁRIA. TODOS CRIADOS E MANTIDOS, RESPECTIVAMENTE, EM DUQUE DE CAXIAS, BELFORD ROXO E NOVA IGUAÇU, NA BAIXADA FLUMINENSE/RJ.
TAL ANÁLISE SERVIRÁ DE BASE A ESSA PESQUISA FAZENDO UM LEVANTAMENTO TEÓRICO SOBRE OS MOVIMENTOS PVNC, NEGRO E DE MULHERES ALÉM DA REALIZAÇÃO DE ENTREVISTAS COM OS ATUAIS COORDENADORES DOS NÚCLEOS EM PRIMEIRO MOMENTO E, DEPOIS, COM MULHERES QUE FIZERAM PARTE DE FORMA ATIVA DO QUADRO DE COORDENADORES E/OU PROFESSORES DOS MESMOS. AS TRAJETÓRIAS DESTAS MULHERES TAMBÉM SERÃO TRAZIDAS AO TRABALHO COM O OBJETIVO DE FAZER LIGAÇÃO ENTRE ELAS E A FORMA COMO FOI PENSADA A CONSTRUÇÃO DOS SEUS RESPECTIVOS NÚCLEOS PVNC.
COM ISSO, ESTA ESCRITA PRETENDE CONTRIBUIR PARA A EXPANSÃO ACADÊMICA DE UMA NOVA PERSPECTIVA SOBRE O MOVIMENTO PRÉ-VESTIBULAR PARA NEGROS E CARENTES, DESVENDANDO OUTROS SUJEITOS E FORMAS DE SE PENSAR OS SEUS NÚCLEOS, ALÉM DE COMPREENDER E ESTIMULAR A REFLEXÃO SOBRE AS INÚMERAS TRAJETÓRIAS FEMININAS QUE PERPASSAM O MOVIMENTO E SUA IMPORTÂNCIA PARA A CONSTRUÇÃO DESSE ESPAÇO DE EDUCAÇÃO POPULAR.
PRELIMINARMENTE, SERÃO UTILIZADOS COMO APOIO TEÓRICO OS ESCRITOS DA CARTA DE PRINCÍPIOS DO MOVIMENTO PVNC, GOMES (2017), CONNEL E PEARSE (2015), NASCIMENTO (1999) E BRITO (2015).