O OBJETIVO DESTE TRABALHO FOI CONHECER AS CONCEPÇÕES DOS ACADÊMICOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS/IFPI/PEDRO II, SOBRE VACINAÇÃO. O INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS UTILIZADO FOI UM QUESTIONÁRIO SEMIESTRUTURADO, APLICADO E RECOLHIDO DURANTE UM MINICURSO INTITULADO “MANEJO, ARMAZENAMENTO, ACONDICIONAMENTO E APLICAÇÃO DE VACINAS”, DESENVOLVIDO EM PARCERIA COM A SECRETARIA DE SAÚDE DO MUNICÍPIO. OS DADOS FORAM ANALISADOS COM AUXÍLIO DO PROGRAMA EXCEL. DENTRE OS 16 ACADÊMICOS PARTICIPANTES, 63 % ERAM DO SEXO FEMININO E 37 % DO SEXO MASCULINO. MESMO CONSIDERANDO O PROGRAMA NACIONAL DE IMUNIZAÇÕES (PNI) CONFIÁVEL, 50% DOS ESTUDANTES NÃO RECONHECEM QUE AS VACINAS SÃO TESTADAS PARA EFICÁCIA EM PROTEGER CONTRA AS DOENÇAS ANTES DE SEREM COMERCIALIZADAS, ALÉM DO FATO DE DESCONHECEREM AS VACINAS QUE FAZEM PARTE DO CALENDÁRIO OFICIAL DE VACINAS. FOI OBSERVADO DURANTE O DESENVOLVIMENTO DO MINICURSO QUE OS ALUNOS POSSUÍAM MUITAS DÚVIDAS A RESPEITO DA CLASSIFICAÇÃO DAS VACINAS (VACINA ATENUADA E INATIVADA), MANEJO, APLICAÇÃO E EFEITOS ADVERSOS DAS VACINAS, BEM COMO NECESSITAVAM DE INFORMAÇÃO SOBRE QUANDO E PORQUE VACINAR AS CRIANÇAS E ADULTOS. PORTANTO, O MINICURSO AJUDOU A RESPONDER MUITOS QUESTIONAMENTOS ERRÔNEOS QUE OS ALUNOS TINHAM ACERCA DESSA TEMÁTICA, ASSIM COMO ORIENTOU SOBRE A IMPORTÂNCIA DA IMUNIZAÇÃO PARA A SAÚDE INDIVIDUAL E COLETIVA. COM BASE NOS RESULTADOS VERIFICAMOS A DEFICIENTE CONCEPÇÃO SOBRE VACINAÇÃO APRESENTADA PELOS ACADÊMICOS, O QUE ENFATIZA A NECESSIDADE DE REALIZAÇÃO DE PALESTRAS E CURSOS REFERE À IMUNIZAÇÃO, POIS A DISCIPLINA IMUNOLOGIA SÓ É VISTA NO VII MÓDULO DO CURSO.