O PRESENTE RELATO DESCREVE AS PERCEPÇÕES, A PARTIR DO TRABALHO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO PELA AUTORA E ORIENTADORA DURANTE O PRIMEIRO ANO DE REALIZAÇÃO DO PROJETO “PENSANDO AS ARTES DO CIRCO: PROJETO DE FORMAÇÃO PARA O CIRCO CEARENSE” QUE ACONTECEU NO PERÍODO DE MAIO A DEZEMBRO DE 2018, ALÉM DE EXPERIÊNCIA INÉDITA PARA O ESTADO, O PROJETO TRATA-SE DA PRIMEIRA EXPERIÊNCIA DA EQUIPE PEDAGÓGICA COM ESSE PÚBLICO APRENDENTE. COM OBJETIVO DE FORMAR A PRIMEIRA TURMA DE INSTRUTORES DE CIRCO TRADICIONAL COMPOSTA POR CIRCENSES TRADICIONAIS DE LONA TEM DURAÇÃO PREVISTA PARA TRÊS ANOS, DE 2018 A 2020. SUAS AÇÕES FORAM ORGANIZADAS EM DOIS EIXOS, AÇÕES FORMATIVAS EM HUMANITUDE, DE CARÁTER VALORATIVO CONCENTRANDO-SE NO RECONHECIMENTO DOS INDIVÍDUOS COMO SUJEITOS DE DIREITO E O EMPODERAMENTO DO CIRCENSE DE LONA NA TRANSMISSÃO DE SUA ARTE TRADICIONAL, E ARTES E TÉCNICAS CIRCENSES, AULAS PRÁTICAS DE CORPO ONDE OS CIRCENSES APLICAVAM OS CONCEITOS DE MOVIMENTOS E CONSCIÊNCIA CORPORAL. AMBOS OS EIXOS FORAM TRABALHADOS CONCOMITANTEMENTE E DE FORMA COLABORATIVA ENTRE EQUIPE PEDAGÓGICA, EQUIPE DE FORMADORES E CIRCENSES TRADICIONAIS PARA QUE FOSSE DESENHADA UMA METODOLOGIA QUE ATENDESSE AS ESPECIFICIDADES DO GRUPO. COM ESTE RELATO OBJETIVAMOS APRESENTAR OS ASPECTOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS DE FORMAÇÃO EM AMBIENTES NÃO FORMAIS DE ENSINO ATRAVÉS DA DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA DA EQUIPE PEDAGÓGICA COMO OBSERVADORA E PARTÍCIPE NO PROJETO. NESTE PRIMEIRO ANO, FORAM REALIZADOS ENCONTROS PRESENCIAIS EM EQUIPAMENTOS CULTURAIS DA CIDADE DE FORTALEZA, E FOI VERIFICADA A NECESSIDADE DE REALINHAR A METODOLOGIA TRABALHADA, ESTANDO ESTA, EM ANDAMENTO, SERÃO IMPLEMENTADAS AS MODIFICAÇÕES DURANTE O SEGUNDO ANO DE ATIVIDADES.