AS DIFERENÇAS E AS CRISES DE IDENTIDADE NO INTERIOR DE UMA SALA DE AULA
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 59199 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4916 "inscrito_id" => 14490 "titulo" => "AS DIFERENÇAS E AS CRISES DE IDENTIDADE NO INTERIOR DE UMA SALA DE AULA" "resumo" => """ RESUMO\r\n \r\n ESTE TRABALHO ABORDA UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA TURMA DE PRIMEIRO ANO, NO MUNICÍPIO DE DUQUE DE CAXIAS (RIO DE JANEIRO), ENVOLVENDO A LITERATURA INFANTIL A PARTIR DA LEITURA DO LIVRO “MINHA FAMÍLIA É COLORIDA”, DE GEORGINA MARTINS, LEVANTANDO QUESTÕES COMO A FORMAÇÃO ÉTNICO-RACIAL, A MULTICULTURALIDADE, A QUESTÃO DE GÊNERO, AS DIFERENÇAS, DENTRE OUTROS CONTEÚDOS, QUE POSSIBILITASSEM A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DE MANEIRA SIGNIFICATIVA, NA PARTILHA DE IDEIAS E CONCEITOS ENTRE PROFESSORA E ALUNOS. ADMITE-SE NOTÓRIA E INEVITÁVEL A QUESTÃO DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E DAS DIFERENÇAS NO ESPAÇO ESCOLAR E, MAIS ESPECIFICAMENTE, NA TURMA EM QUESTÃO. COMPREENDE-SE QUE A ESCOLA ALÉM DE SER UM ESPAÇO DEMOCRÁTICO, DEVE DIFUNDIR VALORES E CRENÇAS E PROMOVER A VALORIZAÇÃO DO INDIVÍDUO INDEPENDENTE DE SUA CRENÇA, RELIGIÃO OU PERTENCIMENTO RACIAL. ALÉM DA LITERATURA INFANTIL, IDEIAS COMO A INTERDISCIPLINARIDADE E GÊNERO TAMBÉM PERMEIAM AS ATIVIDADES. O ARGUMENTO SURGIDO PARA O DESENVOLVIMENTO FOI: COMO SUBSIDIAR A MUDANÇA DE COMPORTAMENTO E FORMAÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL E SOCIAL DESSES ESTUDANTES PARA QUE SE TORNEM EFETIVOS CIDADÃOS? COMO METODOLOGIA DA PESQUISA LANÇOU-SE MÃO DA QUALITATIVA POR OBJETIVAR A COMPREENSÃO E O PORQUÊ DA CONCEPÇÃO DE PENSAMENTO E COMPORTAMENTO DESSES ESTUDANTES COM IDENTIDADES AINDA NÃO DEFINIDAS. PRESSUPÕE-SE QUE O COMPORTAMENTO ASSIM COMO A FORMAÇÃO DO CARÁTER E IDENTIDADE CULTURAL E SOCIAL DE CADA SER HUMANO É PERCEBIDO A LONGO PRAZO. PARA TAIS DISCUSSÕES UTILIZAREI AUTORES QUE DIALOGAM COM ESTUDOS CULTURAIS, COMO CANDAU, HOOKS, MACEDO E MILLER. \r\n \r\n PALAVRAS-CHAVE: MULTICULTURALISMO, DIFERENÇAS, IDENTIDADE. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => "MULTICULTURALISMO, DIFERENÇAS, IDENTIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA_ID14490_04102019171715.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:32" "ativo" => 1 "autor_nome" => "BÁRBARA CONCEIÇÃO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "BÁRBARA SILVA" "autor_email" => "babix967@gmail.com" "autor_ies" => "FIJ - FACULDADES INTEGRADAS DE JACAREPAGUÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 59199 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4916 "inscrito_id" => 14490 "titulo" => "AS DIFERENÇAS E AS CRISES DE IDENTIDADE NO INTERIOR DE UMA SALA DE AULA" "resumo" => """ RESUMO\r\n \r\n ESTE TRABALHO ABORDA UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA TURMA DE PRIMEIRO ANO, NO MUNICÍPIO DE DUQUE DE CAXIAS (RIO DE JANEIRO), ENVOLVENDO A LITERATURA INFANTIL A PARTIR DA LEITURA DO LIVRO “MINHA FAMÍLIA É COLORIDA”, DE GEORGINA MARTINS, LEVANTANDO QUESTÕES COMO A FORMAÇÃO ÉTNICO-RACIAL, A MULTICULTURALIDADE, A QUESTÃO DE GÊNERO, AS DIFERENÇAS, DENTRE OUTROS CONTEÚDOS, QUE POSSIBILITASSEM A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DE MANEIRA SIGNIFICATIVA, NA PARTILHA DE IDEIAS E CONCEITOS ENTRE PROFESSORA E ALUNOS. ADMITE-SE NOTÓRIA E INEVITÁVEL A QUESTÃO DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E DAS DIFERENÇAS NO ESPAÇO ESCOLAR E, MAIS ESPECIFICAMENTE, NA TURMA EM QUESTÃO. COMPREENDE-SE QUE A ESCOLA ALÉM DE SER UM ESPAÇO DEMOCRÁTICO, DEVE DIFUNDIR VALORES E CRENÇAS E PROMOVER A VALORIZAÇÃO DO INDIVÍDUO INDEPENDENTE DE SUA CRENÇA, RELIGIÃO OU PERTENCIMENTO RACIAL. ALÉM DA LITERATURA INFANTIL, IDEIAS COMO A INTERDISCIPLINARIDADE E GÊNERO TAMBÉM PERMEIAM AS ATIVIDADES. O ARGUMENTO SURGIDO PARA O DESENVOLVIMENTO FOI: COMO SUBSIDIAR A MUDANÇA DE COMPORTAMENTO E FORMAÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL E SOCIAL DESSES ESTUDANTES PARA QUE SE TORNEM EFETIVOS CIDADÃOS? COMO METODOLOGIA DA PESQUISA LANÇOU-SE MÃO DA QUALITATIVA POR OBJETIVAR A COMPREENSÃO E O PORQUÊ DA CONCEPÇÃO DE PENSAMENTO E COMPORTAMENTO DESSES ESTUDANTES COM IDENTIDADES AINDA NÃO DEFINIDAS. PRESSUPÕE-SE QUE O COMPORTAMENTO ASSIM COMO A FORMAÇÃO DO CARÁTER E IDENTIDADE CULTURAL E SOCIAL DE CADA SER HUMANO É PERCEBIDO A LONGO PRAZO. PARA TAIS DISCUSSÕES UTILIZAREI AUTORES QUE DIALOGAM COM ESTUDOS CULTURAIS, COMO CANDAU, HOOKS, MACEDO E MILLER. \r\n \r\n PALAVRAS-CHAVE: MULTICULTURALISMO, DIFERENÇAS, IDENTIDADE. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => "MULTICULTURALISMO, DIFERENÇAS, IDENTIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA_ID14490_04102019171715.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:32" "ativo" => 1 "autor_nome" => "BÁRBARA CONCEIÇÃO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "BÁRBARA SILVA" "autor_email" => "babix967@gmail.com" "autor_ies" => "FIJ - FACULDADES INTEGRADAS DE JACAREPAGUÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }