A APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS PEDAGÓGICAS É BASTANTE ABORDADA EM DISCUSSÕES DE ACADÊMICOS DA ÁREA. PELO POTENCIAL DIDÁTICO, DENTRE OS MÉTODOS ALTERNATIVOS, OS MAIS UTILIZADOS SÃO OS JOGOS DIDÁTICOS, NO ENTANTO, É PRECISO TER MUITO CUIDADO QUANDO SE TRABALHA COM JOGOS EM SALA DE AULA, DE FORMA QUE O JOGO ELE NÃO SE TORNE APENAS UMA BRINCADEIRA, MAS SIM, QUE ELE COLABORE COM O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. ASSIM, ACADÊMICOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO IFMA, CAMPUS SÃO LUÍS – MONTE CASTELO, DESENVOLVERAM UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA SOBRE O TEMA FUNÇÕES INORGÂNICAS EM TURMAS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA UEB ROSENO DE JESUS MENDES, LOCALIZADA NO BAIRRO DA VILA JANAÍNA, EM SÃO LUÍS-MA. A METODOLOGIA ALTERNATIVA FOI A BASE ESCOLHIDA PARA A FORMAÇÃO DO CONHECIMENTO, PROMOVENDO NOVOS MÉTODOS PARA O ENSINO DA QUÍMICA, FAZENDO O USO DE TÉCNICAS DE TRABALHO EM GRUPO E CONSTRUÇÃO COLETIVA DO SABER ATRAVÉS DE JOGOS LÚDICOS, INCENTIVANDO OS ALUNOS A BUSCAREM POR MAIS CONHECIMENTO. ASSIM, O PROJETO CONTRIBUIU NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, CHAMANDO A ATENÇÃO PARA O CONTEÚDO QUE ESTÁ SENDO ABORDADO E LEVANDO OS ALUNOS A EXPLORAREM O CONHECIMENTO DADO A ELES DE UMA FORMA MAIS ATRATIVA AO FUGIR DO ANTIGO MÉTODO DO PINCEL E QUADRO.