QUAL O ATUAL QUADRO NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA E A RELAÇÃO COM O CORPO GESTOR? COMO OS SUJEITOS DO PROCESSO FORMATIVO INTERAGEM NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA: PROFESSOR TITULAR, SUBSTITUTO E COORDENADOR (A) PEDAGÓGICO? HÁ RELAÇÕES DE MICRO PODERES OU DIÁLOGOS E COOPERAÇÃO? A PARTIR DESTES QUESTIONAMENTOS, O OBJETIVO DESTA PESQUISA FOI IDENTIFICAR E ANALISAR AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS DO
CORPO DOCENTE E GESTOR NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA FRENTE AOS NOVOS PARADIGMAS EM EDUCAÇÃO. EM QUE MEDIDA O CORPO DOCENTE E GESTOR INOVA OU CONSERVA VALORES ACADÊMICOS-PEDAGÓGICOS? PARA EMBASAMENTO TEÓRICO NOS APOIAMOS EM ALARCÃO (2001); SAVIANI (2009); NÓVOA (2009); FERREIRA (2009); PINTO (2010); LÜCH (2013) ENTRE OUTROS. ABORDAGEM DE PESQUISA QUALITATIVA, ATRAVÉS DA ANÁLISE DAS NARRATIVAS DE QUATRO PROFESSORAS ACADÊMICAS DE PEDAGOGIA NO PLANO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA - PARFOR /UVA. O RESULTADO, EM GERAL, FOI DE QUE O PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL É GESTADA NUM COMPROMISSO DE PARES: AO EXECUTAR CARGA HORÁRIA EM SINTONIA – ESCOLA E PARFOR; QUANDO A GESTÃO É RESPONSÁVEL DE ACOMPANHAR AS AÇÕES PEDAGÓGICAS DO PROFESSOR SUBSTITUTO ENQUANTO O PROFESSOR TITULAR ESTÁ NAS AULAS DO PARFOR, ETC. PORTANTO, OS PARADIGMAS TRADICIONAIS, ÓSMODERNO E EMERGENTES CONVERGEM, SEM PREDOMÍNIO DE NENHUM.