Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESENVOLVIMENTO DA ATENÇÃO VOLUNTÁRIA E A CRÍTICA À MEDICALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO: TDAH À LUZ DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL

Palavra-chaves: RITALINA, VYGOTSKY, EDUCAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT 04 - Fundamentos da Educação
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      DISCUSSÃO ATUAL EM TORNO DO TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE ACOMETIDO EM CRIANÇAS.\r\n
      PRIMEIRAMENTE, FEZ-SE NECESSÁRIO ASSIMILAR COMO A PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL COMPREENDE O\r\n
      DESENVOLVIMENTO DA ATENÇÃO VOLUNTÁRIA, PARA, POSTERIORMENTE, ENTENDER SUAS CRÍTICAS À MEDICALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA QUE TOMA COMO PRINCÍPIO O SUPOSTO TRANSTORNO DE ATENÇÃO. PARA ALCANÇAR TAL\r\n
      OBJETIVO, FOI REALIZADO UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO, TENDO COMO PROCEDIMENTO METODOLÓGICO A BUSCA\r\n
      DE TRABALHOS CIENTÍFICOS EM DOIS BANCOS DE DADOS: CAPES E GOOGLE ACADÊMICO. COMO PALAVRAS-CHAVE,\r\n
      DE FORMA COMBINADA, FORAM UTILIZADAS: PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL, TDAH, VYGOTSKY.  DISCUTIU-SE QUE A PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL, AO CONTRÁRIO DE UMA VISÃO\r\n
      MATURACIONISTA DO DESENVOLVIMENTO DAS FUNÇÕES PSÍQUICAS SUPERIORES, COMO É O CASO DA ATENÇÃO\r\n
      VOLUNTÁRIA, INCLUI QUESTÕES DE ORDEM POLÍTICA, SOCIAL, SOBRETUDO, CULTURAL, SEM EXCLUIR A DIMENSÃO\r\n
      BIOLÓGICA, POIS ESTA SE APRESENTA COMO O PONTO DE PARTIDA PARA QUE O HOMEM SE CONSTITUA COMO TAL E\r\n
      COMO UMA UNIDADE INDISSOCIÁVEL JUNTO COM A DIMENSÃO SOCIAL. POR FIM, COMO SUGESTÃO PARA OS PRÓXIMOS\r\n
      ESTUDOS, FAZ-SE ÚTIL INVESTIGAR AS RELAÇÕES POLÍTICAS E IDEOLÓGICAS QUE ESTÃO IMPLICADAS DESDE O\r\n
      CONHECIMENTO CIENTÍFICO ATÉ OS PROCESSOS DE ENCAMINHAMENTO, DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DA CRIANÇA\r\n
      CONSIDERADA HIPERATIVA OU DESATENTA.
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Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O OBJETIVO DO PRESENTE ARTIGO É COMPREENDER COMO A PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL TEM CONTRIBUÍDO NA DISCUSSÃO ATUAL EM TORNO DO TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE ACOMETIDO EM CRIANÇAS. PRIMEIRAMENTE, FEZ-SE NECESSÁRIO ASSIMILAR COMO A PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL COMPREENDE O DESENVOLVIMENTO DA ATENÇÃO VOLUNTÁRIA, PARA, POSTERIORMENTE, ENTENDER SUAS CRÍTICAS À MEDICALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA QUE TOMA COMO PRINCÍPIO O SUPOSTO TRANSTORNO DE ATENÇÃO. PARA ALCANÇAR TAL OBJETIVO, FOI REALIZADO UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO, TENDO COMO PROCEDIMENTO METODOLÓGICO A BUSCA DE TRABALHOS CIENTÍFICOS EM DOIS BANCOS DE DADOS: CAPES E GOOGLE ACADÊMICO. COMO PALAVRAS-CHAVE, DE FORMA COMBINADA, FORAM UTILIZADAS: PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL, TDAH, VYGOTSKY. DISCUTIU-SE QUE A PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL, AO CONTRÁRIO DE UMA VISÃO MATURACIONISTA DO DESENVOLVIMENTO DAS FUNÇÕES PSÍQUICAS SUPERIORES, COMO É O CASO DA ATENÇÃO VOLUNTÁRIA, INCLUI QUESTÕES DE ORDEM POLÍTICA, SOCIAL, SOBRETUDO, CULTURAL, SEM EXCLUIR A DIMENSÃO BIOLÓGICA, POIS ESTA SE APRESENTA COMO O PONTO DE PARTIDA PARA QUE O HOMEM SE CONSTITUA COMO TAL E COMO UMA UNIDADE INDISSOCIÁVEL JUNTO COM A DIMENSÃO SOCIAL. POR FIM, COMO SUGESTÃO PARA OS PRÓXIMOS ESTUDOS, FAZ-SE ÚTIL INVESTIGAR AS RELAÇÕES POLÍTICAS E IDEOLÓGICAS QUE ESTÃO IMPLICADAS DESDE O CONHECIMENTO CIENTÍFICO ATÉ OS PROCESSOS DE ENCAMINHAMENTO, DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DA CRIANÇA CONSIDERADA HIPERATIVA OU DESATENTA.

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