SANTANA, Tânia Pereira. Com o bullying não se brinca: o olhar no cotidiano escolar.. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/59553>. Acesso em: 23/12/2024 06:01
OS ESTUDANTES DOS ANOS 80, 90 TINHAM COMPORTAMENTOS COMO APELIDAR E/OU “ZOAR” DE ALGUÉM QUE AQUELA ÉPOCA ERA VISTOS COMO BRINCADEIRAS INOFENSIVAS NA ESCOLA. HOJE, ESSE TIPO DE CONDUTA PASSOU A SER SERIAMENTE CONSIDERADA EM DECORRÊNCIA DE SITUAÇÕES DRAMÁTICAS QUE TÊM OCORRIDO NO AMBIENTE ESCOLAR. O TERMO BULLYING É DE ORIGEM INGLESA E REMETE A AÇÕES DE AGREDIR, INTIMIDAR, MALTRATAR E ATACAR O OUTRO, FAVORECENDO A EXCLUSÃO SOCIAL. O OBJETIVO DESSE TRABALHO É CONTRIBUIR PARA COMPREENSÃO DESSE PROBLEMA NO COTIDIANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DO CRATO-CE, REFLETINDO SOBRE SUAS POTENCIALIDADES NEGATIVAS E SUAS FORMAS DE ENFRENTAMENTO, FAZ PARTE DE UM PROJETO MAIOR DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI – URCA QUE APONTA O BULLYING COMO UM DOS FATORES QUE CONTRIBUEM PARA A EVASÃO ESCOLAR. TRATA-SE DE UMA PESQUISA DE CAMPO DE CUNHO QUANTITATIVO, REALIZADA EM UMA DAS ESCOLAS ESTUDADAS NO PROJETO DE MESTRADO, COM A PARTICIPAÇÃO DE 628 CRIANÇAS E ADOLESCENTES DO 6º AO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, DE AMBOS OS SEXOS, COM IDADES ENTRE 11 E 16 ANOS. UTILIZAMOS UMA TÉCNICA SIMPLES COM APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS NÃO IDENTIFICADOS, CONSTITUÍDO DE CINCO BLOCOS DE PERGUNTAS COM QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA. OS DADOS LEVANTADOS NOS QUESTIONÁRIOS NOS MOSTRAM PONTOS QUE PRECISAM SER TRABALHADOS PELA ESCOLA, QUE APÓS DISCUSSÃO E ANÁLISE DOS DADOS COM A EQUIPE PEDAGÓGICA, SERÃO APONTADAS AS INTERVENÇÕES E REALIZADA A REDAÇÃO FINAL DO TRABALHO DE PESQUISA.