O PRESENTE ARTIGO TRAZ UMA ANÁLISE REFLEXIVA SOBRE O PAPEL DA LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: OS JOGOS E AS BRINCADEIRAS COMO INSTRUMENTOS DE APRENDIZAGEM, TEM COMO OBJETIVO GERAL REFLETIR SOBRE A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES LÚDICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL; E POR OBJETIVOS ESPECÍFICOS OBSERVAR AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA PROFESSORA ESTÃO ESTIMULANDO AS CRIANÇAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM UTILIZANDO AS ATIVIDADES LÚDICAS, IDENTIFICAR DE QUE MODO OS JOGOS E AS BRINCADEIRAS FACILITAM O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL. NO REFERENCIAL TEÓRICO A PESQUISA FOI FUNDAMENTADA EM ALGUNS AUTORES COMO FREIRE (1999), SOARES (2014), CARVALHO (2003), ENTRE OUTROS. OPTOU-SE PELA ABORDAGEM QUALITATIVA, COM BASE NOS ESTUDOS DE ANDRÉ E LÜDKE (1986), BOGDAN E BIKLEN (1994). CONCLUÍMOS QUE É PRECISO APLICAR NA PRÁTICA PEDAGÓGICA A LUDICIDADE, POIS ELA É DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO DAS NOSSAS CRIANÇAS, PORQUE É O SUPORTE DAS ESTRUTURAS FÍSICAS, MENTAIS, EMOCIONAIS, COGNITIVAS E SOCIAIS DA CRIANÇA PARA QUE ELA CRESÇA E SE DESENVOLVA EM UMA INFÂNCIA SAUDÁVEL E TRANQUILA.