PAULA, Marinez Dos Santos De et al.. Paradigmas da educação do campo no brasil. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/61924>. Acesso em: 05/11/2024 09:42
O PRESENTE ARTIGO É UM ESTUDO REALIZADO EM RELAÇÃO AOS PARADIGMAS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO NO BRASIL, TENDO COMO OBJETIVO APRESENTAR REFLEXÕES E SOCIALIZAÇÃO ACERCA DOS CONHECIMENTOS DESENVOLVIDOS AO LONGO DOS ANOS EM ANALOGIA A ESSA TEMÁTICA, ANALISANDO OS LIMITES E OS DESAFIOS DESSA MODALIDADE DE ENSINO NO BRASIL. O ARTIGO ESTÁ PAUTADO NO LEVANTAMENTO DE REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO, E DE ACORDO COM AS LEITURAS REALIZADAS, FOI CONSTRUÍDO UM BREVE CONTEXTO HISTÓRICO SOBRE EDUCAÇÃO RURAL E EDUCAÇÃO DO CAMPO. EMBORA AS NOMENCLATURAS EDUCAÇÃO RURAL E EDUCAÇÃO DO CAMPO SEJAM PARECIDAS IREMOS DELINEAR QUE ESTAS MODALIDADES DE ENSINO, POSSUEM FINS DIFERENTES. OU SEJA, NA EDUCAÇÃO RURAL O QUE PREVALECIA ERA O INTERESSE CAPITAL, E NÃO O BEM COMUM DOS MORADORES QUE RESIDIAM NESSE CONTEXTO. A EDUCAÇÃO DO CAMPO NASCE EXATAMENTE DAS LUTAS DOS MOVIMENTOS SOCIAIS QUE VISAM NA EDUCAÇÃO MELHORIAS DA QUALIDADE DE VIDA PARA AS PESSOAS QUE NECESSITAM DESSA EDUCAÇÃO E NÃO O FAVORECIMENTO DO CAPITAL. IDENTIFICANDO OS CONTEXTOS, SUJEITOS E PRÁTICAS DESTA EDUCAÇÃO, CONSIDERANDO AS PRINCIPAIS CONTRADIÇÕES EXISTENTES DESSA TRAJETÓRIA, ESPECIFICAMENTE EM RELAÇÃO AOS MOVIMENTOS SOCIAIS E AO ESTADO. AS LEGISLAÇÕES VIGENTES ABORDAM SOBRE EDUCAÇÃO DO CAMPO, RESSALTANDO QUE ESSA MODALIDADE DE ENSINO CONSIDERE AS POPULAÇÕES QUE VIVEM NO CONTEXTO RURAL, PARTINDO DE UMA PERSPECTIVA DE ENSINO ESCOLAR QUE ESTEJA PAUTADA NO SEU PRÓPRIO TERRITÓRIO E NA VALORIZAÇÃO DOS SEUS SABERES, CONSTITUINDO ASSIM UMA EDUCAÇÃO EMANCIPADORA.