O RACIOCÍNIO COMPUTACIONAL NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA: UM MAPEAMENTO DE REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 61648 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 421 "inscrito_id" => 5026 "titulo" => "O RACIOCÍNIO COMPUTACIONAL NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA: UM MAPEAMENTO DE REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA" "resumo" => "O RACIOCÍNIO COMPUTACIONAL (RC) É UM CONJUNTO DE HABILIDADES ORIUNDAS DA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO CC), QUANDO DESENVOLVIDAS EM CONTEXTOS ESCOLARES, PODEM CONTRIBUI PARA QUE OS ALUNOS RESOLVAM PROBLEMAS DO DIA A DIA. ABSTRAÇÃO, RECONHECIMENTO DE PADRÕES, DECOMPOSIÇÃO, RACIOCÍNIO ALGORÍTMICO, PARALELISMO, RECURSIVIDADE, ENTRE OUTRAS, SÃO EXEMPLOS DAS HABILIDADES DO RC, QUE PODEM SER DESENVOLVIDAS NAS DISCIPLINAS CURRICULARES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. COMPREENDER AS PESQUISAS SOBRE O DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES NA EDUCAÇÃO BÁSICA DE ESCOLAS PÚBLICAS BRASILEIRA É IMPORTANTE PARA PERCEBER COMO A CC PODE CONTRIBUIR DE FORMA INTERDISCIPLINAR NA EDUCAÇÃO. AS DISCUSSÕES SOBRE A INSERÇÃO DA COMPUTAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA ESTÃO PRESENTES NA COMUNIDADE ACADÊMICA. DESTA FORMA, ESTE ARTIGO, POR MEIO DE MAPEAMENTO SISTEMÁTICO, IDENTIFICOU EVIDÊNCIAS DE PESQUISAS SOBRE O DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES DO RC EM DISCIPLINAS CURRICULARES DA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA E OS RECURSOS DIDÁTICOS PEDAGÓGICOS UTILIZADOS. ENTRETANTO, HÁ UM GAP NA ÁREA SOBRE O DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES DO RC NA DISCIPLINA DE LÍNGUA INGLESA. A PARTIR DESSA EVIDÊNCIA, PLANEJAMOS E EXECUTAMOS UM PROTOCOLO DE MAPEAMENTO DE REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA. A BUSCA DOS ARTIGOS OCORREU EM BASES DE DADOS ORIUNDAS DE ANAIS DE CONGRESSOS DA CC. DENTRE OS RESULTADOS, ENCONTRAMOS EVIDÊNCIAS DE QUE NÃO HÁ, NAS BASES CONSULTADAS, PESQUISAS SOBRE A UTILIZAÇÃO DO RC NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NA EDUCAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA, HABILIDADES, RACIOCÍNIO COMPUTACIONAL, LÍNGUA INGLESA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA19_ID5026_27062019100305.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABIO CORREIA DE REZENDE" "autor_nome_curto" => "FABIO REZENDE" "autor_email" => "fabiocrezende78@gmail.com" "autor_ies" => "SEDUC; SEMED" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 61648 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 421 "inscrito_id" => 5026 "titulo" => "O RACIOCÍNIO COMPUTACIONAL NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA: UM MAPEAMENTO DE REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA" "resumo" => "O RACIOCÍNIO COMPUTACIONAL (RC) É UM CONJUNTO DE HABILIDADES ORIUNDAS DA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO CC), QUANDO DESENVOLVIDAS EM CONTEXTOS ESCOLARES, PODEM CONTRIBUI PARA QUE OS ALUNOS RESOLVAM PROBLEMAS DO DIA A DIA. ABSTRAÇÃO, RECONHECIMENTO DE PADRÕES, DECOMPOSIÇÃO, RACIOCÍNIO ALGORÍTMICO, PARALELISMO, RECURSIVIDADE, ENTRE OUTRAS, SÃO EXEMPLOS DAS HABILIDADES DO RC, QUE PODEM SER DESENVOLVIDAS NAS DISCIPLINAS CURRICULARES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. COMPREENDER AS PESQUISAS SOBRE O DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES NA EDUCAÇÃO BÁSICA DE ESCOLAS PÚBLICAS BRASILEIRA É IMPORTANTE PARA PERCEBER COMO A CC PODE CONTRIBUIR DE FORMA INTERDISCIPLINAR NA EDUCAÇÃO. AS DISCUSSÕES SOBRE A INSERÇÃO DA COMPUTAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA ESTÃO PRESENTES NA COMUNIDADE ACADÊMICA. DESTA FORMA, ESTE ARTIGO, POR MEIO DE MAPEAMENTO SISTEMÁTICO, IDENTIFICOU EVIDÊNCIAS DE PESQUISAS SOBRE O DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES DO RC EM DISCIPLINAS CURRICULARES DA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA E OS RECURSOS DIDÁTICOS PEDAGÓGICOS UTILIZADOS. ENTRETANTO, HÁ UM GAP NA ÁREA SOBRE O DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES DO RC NA DISCIPLINA DE LÍNGUA INGLESA. A PARTIR DESSA EVIDÊNCIA, PLANEJAMOS E EXECUTAMOS UM PROTOCOLO DE MAPEAMENTO DE REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA. A BUSCA DOS ARTIGOS OCORREU EM BASES DE DADOS ORIUNDAS DE ANAIS DE CONGRESSOS DA CC. DENTRE OS RESULTADOS, ENCONTRAMOS EVIDÊNCIAS DE QUE NÃO HÁ, NAS BASES CONSULTADAS, PESQUISAS SOBRE A UTILIZAÇÃO DO RC NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NA EDUCAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA, HABILIDADES, RACIOCÍNIO COMPUTACIONAL, LÍNGUA INGLESA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA19_ID5026_27062019100305.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABIO CORREIA DE REZENDE" "autor_nome_curto" => "FABIO REZENDE" "autor_email" => "fabiocrezende78@gmail.com" "autor_ies" => "SEDUC; SEMED" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }