PERSPECTIVAS TEÓRICAS DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NUMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A EDUCAÇÃO PRIMÁRIA DA CIDADE DO ASSÚ/RN
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 62009 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 180 "inscrito_id" => 1036 "titulo" => "PERSPECTIVAS TEÓRICAS DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NUMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A EDUCAÇÃO PRIMÁRIA DA CIDADE DO ASSÚ/RN" "resumo" => "Neste artigo, destacamos as contribuiÇÕes dos teÓricos utilizados em investigaÇÃo anterior sobre a histÓria da educaÇÃo primÁria na cidade do AssÚ, interior do Rio Grande do Norte. No referido trabalho, analisamos a importÂncia da educaÇÃo primÁria para a construÇÃo da identidade da cidade como espaÇo de expansÃo cultural e literÁria no interior do estado, considerando as influÊncias e contribuiÇÕes que se estabeleceram entre as atividades culturais e literÁrias e o processo de escolarizaÇÃo no perÍodo estudado. A cidade do AssÚ, inicialmente chamada de Vila Nova da Princesa, se desenvolveu com a chegada dos portugueses na regiÃo. A partir da segunda metade do sÉculo XIX evidencia-se um importante movimento cultural e literÁrio com a circulaÇÃo de jornais, a produÇÃo de poesias e textos diversos e o teatro, atividades com as quais a cidade recebeu o tÍtulo de Atenas Norte-Rio-Grandense. No campo educacional, sÃo implantadas duas escolas de primeiras letras em 1829, durante os primeiros anos do ImpÉrio. Na dÉcada de 1890, logo apÓs a instituiÇÃo da RepÚblica, sÃo implantados os grupos escolares no Brasil. Esse novo modelo foi inaugurado no AssÚ em 07 de setembro de 1911, com a criaÇÃo do Grupo Escolar Tenente Coronel JosÉ Correia. Na proposta para o CONEDU 2019, evidenciamos as contribuiÇÕes teÓricas no desenvolvimento e conclusÃo da DissertaÇÃo, alicerÇadas na histÓria da alfabetizaÇÃo (FRAGO, 1993), histÓria das instituiÇÕes educativas (MAGALHÃES, 2004) e histÓria das ideias pedagÓgicas (SAVIANI, 2013)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO PRIMÁRIA, CIDADE DO ASSÚ, PERSPECTIVAS TEÓRICAS, DISSERTAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA3_ID1036_21042019173326.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GILSON LOPES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "GILSON SILVA" "autor_email" => "gillopes2000@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 62009 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 180 "inscrito_id" => 1036 "titulo" => "PERSPECTIVAS TEÓRICAS DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NUMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A EDUCAÇÃO PRIMÁRIA DA CIDADE DO ASSÚ/RN" "resumo" => "Neste artigo, destacamos as contribuiÇÕes dos teÓricos utilizados em investigaÇÃo anterior sobre a histÓria da educaÇÃo primÁria na cidade do AssÚ, interior do Rio Grande do Norte. No referido trabalho, analisamos a importÂncia da educaÇÃo primÁria para a construÇÃo da identidade da cidade como espaÇo de expansÃo cultural e literÁria no interior do estado, considerando as influÊncias e contribuiÇÕes que se estabeleceram entre as atividades culturais e literÁrias e o processo de escolarizaÇÃo no perÍodo estudado. A cidade do AssÚ, inicialmente chamada de Vila Nova da Princesa, se desenvolveu com a chegada dos portugueses na regiÃo. A partir da segunda metade do sÉculo XIX evidencia-se um importante movimento cultural e literÁrio com a circulaÇÃo de jornais, a produÇÃo de poesias e textos diversos e o teatro, atividades com as quais a cidade recebeu o tÍtulo de Atenas Norte-Rio-Grandense. No campo educacional, sÃo implantadas duas escolas de primeiras letras em 1829, durante os primeiros anos do ImpÉrio. Na dÉcada de 1890, logo apÓs a instituiÇÃo da RepÚblica, sÃo implantados os grupos escolares no Brasil. Esse novo modelo foi inaugurado no AssÚ em 07 de setembro de 1911, com a criaÇÃo do Grupo Escolar Tenente Coronel JosÉ Correia. Na proposta para o CONEDU 2019, evidenciamos as contribuiÇÕes teÓricas no desenvolvimento e conclusÃo da DissertaÇÃo, alicerÇadas na histÓria da alfabetizaÇÃo (FRAGO, 1993), histÓria das instituiÇÕes educativas (MAGALHÃES, 2004) e histÓria das ideias pedagÓgicas (SAVIANI, 2013)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO PRIMÁRIA, CIDADE DO ASSÚ, PERSPECTIVAS TEÓRICAS, DISSERTAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA3_ID1036_21042019173326.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GILSON LOPES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "GILSON SILVA" "autor_email" => "gillopes2000@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }