Neste artigo, destacamos as contribuiÇÕes dos teÓricos utilizados em investigaÇÃo anterior sobre a histÓria da educaÇÃo primÁria na cidade do AssÚ, interior do Rio Grande do Norte. No referido trabalho, analisamos a importÂncia da educaÇÃo primÁria para a construÇÃo da identidade da cidade como espaÇo de expansÃo cultural e literÁria no interior do estado, considerando as influÊncias e contribuiÇÕes que se estabeleceram entre as atividades culturais e literÁrias e o processo de escolarizaÇÃo no perÍodo estudado. A cidade do AssÚ, inicialmente chamada de Vila Nova da Princesa, se desenvolveu com a chegada dos portugueses na regiÃo. A partir da segunda metade do sÉculo XIX evidencia-se um importante movimento cultural e literÁrio com a circulaÇÃo de jornais, a produÇÃo de poesias e textos diversos e o teatro, atividades com as quais a cidade recebeu o tÍtulo de Atenas Norte-Rio-Grandense. No campo educacional, sÃo implantadas duas escolas de primeiras letras em 1829, durante os primeiros anos do ImpÉrio. Na dÉcada de 1890, logo apÓs a instituiÇÃo da RepÚblica, sÃo implantados os grupos escolares no Brasil. Esse novo modelo foi inaugurado no AssÚ em 07 de setembro de 1911, com a criaÇÃo do Grupo Escolar Tenente Coronel JosÉ Correia. Na proposta para o CONEDU 2019, evidenciamos as contribuiÇÕes teÓricas no desenvolvimento e conclusÃo da DissertaÇÃo, alicerÇadas na histÓria da alfabetizaÇÃo (FRAGO, 1993), histÓria das instituiÇÕes educativas (MAGALHÃES, 2004) e histÓria das ideias pedagÓgicas (SAVIANI, 2013).