ESTE TRABALHO BUSCOU RELATAR A CRIAÇÃO DE SIMULADORES DE TOQUE VAGINAL DESTINADOS AO ENSINO DA OBSTETRÍCIA PARA RESIDENTES EM ENFERMAGEM OBSTÉTRICA VINCULADOS À UM PROGRAMA DE RESIDÊNCIA EM ENFERMAGEM OBSTÉTRICA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA, A PARTIR DA NECESSIDADE DOS RESIDENTES DE APRIMORAR A TÉCNICA E DESENVOLVER SEGURANÇA EM REALIZAR O PROCEDIMENTO DE TOQUE VAGINAL, BEM COMO DA INQUIETAÇÃO DO CORPO DOCENTE EM REPENSAR AS PRÁTICAS DE ENSINO EM OBSTETRÍCIA, CLASSICAMENTE PAUTADO NA MEDICALIZAÇÃO DE PROCESSOS REPRODUTIVOS E INSTITUCIONALIZAÇÃO DE CORPOS DE MULHERES PARA FINS EDUCACIONAIS. LOGO, TRATA-SE DE UM RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA OCORRIDA NO ANO DE 2018, EM UM PROGRAMA DE RESIDÊNCIA EM ENFERMAGEM OBSTÉTRICA, DONDE FORAM CRIADOS SIMULADORES DE TOQUE VAGINAL DE BAIXO CUSTO, COMO UMA TECNOLOGIA EDUCACIONAL, A PARTIR DA CONCEPÇÃO DE TECNOLOGIAS DE CUIDADO EM SAÚDE LEVES, LEVE-DURAS E DURAS. CONSIDEROU-SE PARA O PROCESSO DE CRIAÇÃO DA TECNOLOGIA AS ETAPAS DE CONTEXTUALIZAÇÃO, PREPARAÇÃO-CRIAÇÃO E TESTAGEM JUNTO AO PÚBLICO-ALVO. ASSIM, FORAM CRIADOS 6 SIMULADORES DE TOQUE VAGINAL A PARTIR DE MATÉRIAS DE BAIXO CUSTO. A CRIAÇÃO DESTA TE POSSIBILITOU REMEMORAR A TEORIA APREENDIDA DURANTE A GRADUAÇÃO E FACILITAR O APRENDIZADO DE RESIDENTES EM RELAÇÃO AO TOQUE VAGINAL. ESTA ESTRATÉGIA ESTIMULOU A SEGURANÇA DO RESIDENTE FRENTE À REALIZAÇÃO DO EXAME DE TOQUE VAGINAL, SEM QUE, COM ISTO, MULHERES FOSSEM UTILIZADAS PARA FIM PEDAGÓGICO. BEM COMO POSSIBILITOU A REFLEXÃO ACERCA DOS ASPECTOS ÉTICOS E MORAIS IMPLICADOS EM UM CUIDADO HUMANIZADO.