Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CADEIAS MISTERIOSAS: A UTILIZAÇÃO DO LÚDICO PARA O ENSINO DE NOMENCLATURA DE FUNÇÕES ORGÂNICAS

Palavra-chaves: NOMENCLATURA DE COMPOSTOS ORGÂNICOS, LÚDICO, ENSINO DE QUÍMICA Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 59493
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 1296
    "inscrito_id" => 5403
    "titulo" => """
      CADEIAS MISTERIOSAS: A UTILIZAÇÃO DO LÚDICO PARA O\r\n
      ENSINO DE NOMENCLATURA DE FUNÇÕES ORGÂNICAS
      """
    "resumo" => """
      O PRESENTE TRABALHO CONSISTE NA CONFECÇÃO E APLICAÇÃO DE UM JOGO INTITULADO “CADEIAS\r\n
      MISTERIOSAS” PARA TURMAS DO 3° ANO DO ENSINO MÉDIO, ONDE O TEMA PRINCIPAL SERÁ A\r\n
      NOMENCLATURA DOS COMPOSTOS ORGÂNICOS (HIDROCARBONETOS, FUNÇÕES OXIGENADAS E FUNÇÕES\r\n
      NITROGENADAS), TENDO EM VISTA QUE ESSES ASSUNTOS PARA A MAIORIA DOS ALUNOS É DESGASTANTE,\r\n
      CHATO E CANSATIVO. A ATIVIDADE LÚDICA FOI BASEADA NO JOGO “QUEM SOU EU?”, ONDE OS\r\n
      ESTUDANTES TENTARAM ADIVINHAR QUAL COMPOSTO ESTAVAM NA SUA TESTA ATRAVÉS DE PERGUNTAS\r\n
      OBJETIVAS COM RESPOSTAS DE SIM OU NÃO. PARA A ELABORAÇÃO DESSES QUESTIONAMENTOS, ERA\r\n
      NECESSÁRIA A CONSTRUÇÃO, POR PARTE DOS ESTUDANTES, DE UM RACIOCÍNIO LÓGICO E SEQUENCIAL\r\n
      EMBASADO NAS NORMAS DE NOMENCLATURA QUE OS PERMITISSEM ENCONTRAR O NOME DA ESTRUTURA. AO\r\n
      LONGO DO JOGO, FOI POSSÍVEL VERIFICAR UMA COMPREENSÃO CADA VEZ MAIOR ACERCADO CONTEÚDO DE\r\n
      NOMENCLATURA DE COMPOSTOS ORGÂNICOS. A MAIORIA DOS ALUNOS CONSEGUIU ACERTAR O NOME DO\r\n
      COMPOSTO, INFERINDO UMA APRENDIZAGEM DE CONCEITOS QUÍMICOS A PARTIR DE UMA ATIVIDADE\r\n
      DIVERTIDA E DINÂMICA.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "NOMENCLATURA DE COMPOSTOS ORGÂNICOS, LÚDICO, ENSINO DE QUÍMICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID5403_13082019081842.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:33"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSE EDIRAILSON QUIRINO JÚNIOR"
    "autor_nome_curto" => "EDIRAILSON"
    "autor_email" => "edirailson@gmail.com"
    "autor_ies" => "IFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 59493
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 1296
    "inscrito_id" => 5403
    "titulo" => """
      CADEIAS MISTERIOSAS: A UTILIZAÇÃO DO LÚDICO PARA O\r\n
      ENSINO DE NOMENCLATURA DE FUNÇÕES ORGÂNICAS
      """
    "resumo" => """
      O PRESENTE TRABALHO CONSISTE NA CONFECÇÃO E APLICAÇÃO DE UM JOGO INTITULADO “CADEIAS\r\n
      MISTERIOSAS” PARA TURMAS DO 3° ANO DO ENSINO MÉDIO, ONDE O TEMA PRINCIPAL SERÁ A\r\n
      NOMENCLATURA DOS COMPOSTOS ORGÂNICOS (HIDROCARBONETOS, FUNÇÕES OXIGENADAS E FUNÇÕES\r\n
      NITROGENADAS), TENDO EM VISTA QUE ESSES ASSUNTOS PARA A MAIORIA DOS ALUNOS É DESGASTANTE,\r\n
      CHATO E CANSATIVO. A ATIVIDADE LÚDICA FOI BASEADA NO JOGO “QUEM SOU EU?”, ONDE OS\r\n
      ESTUDANTES TENTARAM ADIVINHAR QUAL COMPOSTO ESTAVAM NA SUA TESTA ATRAVÉS DE PERGUNTAS\r\n
      OBJETIVAS COM RESPOSTAS DE SIM OU NÃO. PARA A ELABORAÇÃO DESSES QUESTIONAMENTOS, ERA\r\n
      NECESSÁRIA A CONSTRUÇÃO, POR PARTE DOS ESTUDANTES, DE UM RACIOCÍNIO LÓGICO E SEQUENCIAL\r\n
      EMBASADO NAS NORMAS DE NOMENCLATURA QUE OS PERMITISSEM ENCONTRAR O NOME DA ESTRUTURA. AO\r\n
      LONGO DO JOGO, FOI POSSÍVEL VERIFICAR UMA COMPREENSÃO CADA VEZ MAIOR ACERCADO CONTEÚDO DE\r\n
      NOMENCLATURA DE COMPOSTOS ORGÂNICOS. A MAIORIA DOS ALUNOS CONSEGUIU ACERTAR O NOME DO\r\n
      COMPOSTO, INFERINDO UMA APRENDIZAGEM DE CONCEITOS QUÍMICOS A PARTIR DE UMA ATIVIDADE\r\n
      DIVERTIDA E DINÂMICA.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "NOMENCLATURA DE COMPOSTOS ORGÂNICOS, LÚDICO, ENSINO DE QUÍMICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID5403_13082019081842.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:33"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSE EDIRAILSON QUIRINO JÚNIOR"
    "autor_nome_curto" => "EDIRAILSON"
    "autor_email" => "edirailson@gmail.com"
    "autor_ies" => "IFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O PRESENTE TRABALHO CONSISTE NA CONFECÇÃO E APLICAÇÃO DE UM JOGO INTITULADO “CADEIAS MISTERIOSAS” PARA TURMAS DO 3° ANO DO ENSINO MÉDIO, ONDE O TEMA PRINCIPAL SERÁ A NOMENCLATURA DOS COMPOSTOS ORGÂNICOS (HIDROCARBONETOS, FUNÇÕES OXIGENADAS E FUNÇÕES NITROGENADAS), TENDO EM VISTA QUE ESSES ASSUNTOS PARA A MAIORIA DOS ALUNOS É DESGASTANTE, CHATO E CANSATIVO. A ATIVIDADE LÚDICA FOI BASEADA NO JOGO “QUEM SOU EU?”, ONDE OS ESTUDANTES TENTARAM ADIVINHAR QUAL COMPOSTO ESTAVAM NA SUA TESTA ATRAVÉS DE PERGUNTAS OBJETIVAS COM RESPOSTAS DE SIM OU NÃO. PARA A ELABORAÇÃO DESSES QUESTIONAMENTOS, ERA NECESSÁRIA A CONSTRUÇÃO, POR PARTE DOS ESTUDANTES, DE UM RACIOCÍNIO LÓGICO E SEQUENCIAL EMBASADO NAS NORMAS DE NOMENCLATURA QUE OS PERMITISSEM ENCONTRAR O NOME DA ESTRUTURA. AO LONGO DO JOGO, FOI POSSÍVEL VERIFICAR UMA COMPREENSÃO CADA VEZ MAIOR ACERCADO CONTEÚDO DE NOMENCLATURA DE COMPOSTOS ORGÂNICOS. A MAIORIA DOS ALUNOS CONSEGUIU ACERTAR O NOME DO COMPOSTO, INFERINDO UMA APRENDIZAGEM DE CONCEITOS QUÍMICOS A PARTIR DE UMA ATIVIDADE DIVERTIDA E DINÂMICA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.