Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OS EFEITOS FÍSICO PROVOCADOS PELO USO DO CELULAR NO COTIDIANO DOS ADOLESCENTES

Palavra-chaves: CELULAR, VISÃO, AUDIÇÃO, SONO, SONO Pôster (PO) GT 19 – Tecnologias e Educação
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      REALIZADA PELA MOTOROLA SEIS DE CADA DEZ ADOLESCENTES UTILIZAM O CELULAR DOZE HORAS POR DIA. DIANTE DE INFORMAÇÕES TÃO ALARMANTES E PELAS PESQUISADORAS FAZEREM PARTE DO PÚBLICO-ALVO, BUSCOU-SE APRESENTAR E APROFUNDAR AS INFORMAÇÕES ANCORADA EM TRÊS\r\n
      ASPECTOS: VISÃO, AUDIÇÃO E QUALIDADE DO SONO. FORAM FEITAS PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS EM\r\n
      ARTIGOS CIENTÍFICOS. OBSERVOU-SE QUE OS CELULARES PODEM PREJUDICAR A VISÃO POIS ATINGE A RETINA. INTERFERE AINDA NA\r\n
      AUDIÇÃO,VISTO QUE, O USO INADEQUADO PODE CAUSAR LESÕES NO OUVIDO DESTRUINDO OS CÍLIOS\r\n
      PRESENTES NA CÓCLEA. VERIFICOU-SE OS EFEITOS CAUSADOS NA QUALIDADE DO SONO, POIS DIMINUI A\r\n
      PRODUÇÃO DE MALATONINA. FOI REALIZADA AINDA UMA PESQUISA COM QUARENTA E UM JOVENS DO\r\n
      CEEP PROFESSOR FRANCISCO DE ASSIS PEDROSA. TODOS POSSUEM SMARTPHONES,  37% DOS ALUNOS AFIRMAM PASSAR DE 5 A 8 HORAS E 24% MAIS DE 8\r\n
      HORAS. EM RELAÇÃO A LUMINOZIDADE, 63% SEMPRE DIMINUEM A LUMINOSIDADE DO APARELHO. 59%\r\n
      AS VEZES UTILIZAM FONES DE OUVIDOS PARA ESCUTAR ÁUDIOS. 100% UTILIZAM O CELULAR ANTES DE\r\n
      DORMIR E 28% PERMANECEM MAIS DE 5 HORAS. DIANTE DOS FATOS ANTERIORMENTE ELENCADOS,\r\n
      PERCEBE-SE QUE EMBORA TENHA-SE OBSERVADO SEPARADAMENTE OS EFEITOS FÍSICOS DO USO DE\r\n
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      NA MAIORIA DAS VEZES, ESTÁ INTERLIGADO COM O OUTRO.  DIANTE DOS RESULTADOS OBSERVADOS PROCURAR-SE-Á VERIFICAR O QUANDO  O USO DO CELULAR PODE INTERFERIR NO PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM.
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Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

A TECNOLOGIA SE TORNOU ESSENCIAL NA VIDA DOS ADOLESCENTES. DE ACORDO COM A PESQUISA REALIZADA PELA MOTOROLA SEIS DE CADA DEZ ADOLESCENTES UTILIZAM O CELULAR DOZE HORAS POR DIA. DIANTE DE INFORMAÇÕES TÃO ALARMANTES E PELAS PESQUISADORAS FAZEREM PARTE DO PÚBLICO-ALVO, BUSCOU-SE APRESENTAR E APROFUNDAR AS INFORMAÇÕES ANCORADA EM TRÊS ASPECTOS: VISÃO, AUDIÇÃO E QUALIDADE DO SONO. FORAM FEITAS PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS EM ARTIGOS CIENTÍFICOS. OBSERVOU-SE QUE OS CELULARES PODEM PREJUDICAR A VISÃO POIS ATINGE A RETINA. INTERFERE AINDA NA AUDIÇÃO,VISTO QUE, O USO INADEQUADO PODE CAUSAR LESÕES NO OUVIDO DESTRUINDO OS CÍLIOS PRESENTES NA CÓCLEA. VERIFICOU-SE OS EFEITOS CAUSADOS NA QUALIDADE DO SONO, POIS DIMINUI A PRODUÇÃO DE MALATONINA. FOI REALIZADA AINDA UMA PESQUISA COM QUARENTA E UM JOVENS DO CEEP PROFESSOR FRANCISCO DE ASSIS PEDROSA. TODOS POSSUEM SMARTPHONES, 37% DOS ALUNOS AFIRMAM PASSAR DE 5 A 8 HORAS E 24% MAIS DE 8 HORAS. EM RELAÇÃO A LUMINOZIDADE, 63% SEMPRE DIMINUEM A LUMINOSIDADE DO APARELHO. 59% AS VEZES UTILIZAM FONES DE OUVIDOS PARA ESCUTAR ÁUDIOS. 100% UTILIZAM O CELULAR ANTES DE DORMIR E 28% PERMANECEM MAIS DE 5 HORAS. DIANTE DOS FATOS ANTERIORMENTE ELENCADOS, PERCEBE-SE QUE EMBORA TENHA-SE OBSERVADO SEPARADAMENTE OS EFEITOS FÍSICOS DO USO DE CELULARES (VISÃO, AUDIÇÃO E SONO) ESSA RELAÇÃO SE DÁ EM CONJUNTO, UMA VEZ QUE UM ATO PODE, NA MAIORIA DAS VEZES, ESTÁ INTERLIGADO COM O OUTRO. DIANTE DOS RESULTADOS OBSERVADOS PROCURAR-SE-Á VERIFICAR O QUANDO O USO DO CELULAR PODE INTERFERIR NO PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM.

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