A TECNOLOGIA SE TORNOU ESSENCIAL NA VIDA DOS ADOLESCENTES. DE ACORDO COM A PESQUISA
REALIZADA PELA MOTOROLA SEIS DE CADA DEZ ADOLESCENTES UTILIZAM O CELULAR DOZE HORAS POR DIA. DIANTE DE INFORMAÇÕES TÃO ALARMANTES E PELAS PESQUISADORAS FAZEREM PARTE DO PÚBLICO-ALVO, BUSCOU-SE APRESENTAR E APROFUNDAR AS INFORMAÇÕES ANCORADA EM TRÊS
ASPECTOS: VISÃO, AUDIÇÃO E QUALIDADE DO SONO. FORAM FEITAS PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS EM
ARTIGOS CIENTÍFICOS. OBSERVOU-SE QUE OS CELULARES PODEM PREJUDICAR A VISÃO POIS ATINGE A RETINA. INTERFERE AINDA NA
AUDIÇÃO,VISTO QUE, O USO INADEQUADO PODE CAUSAR LESÕES NO OUVIDO DESTRUINDO OS CÍLIOS
PRESENTES NA CÓCLEA. VERIFICOU-SE OS EFEITOS CAUSADOS NA QUALIDADE DO SONO, POIS DIMINUI A
PRODUÇÃO DE MALATONINA. FOI REALIZADA AINDA UMA PESQUISA COM QUARENTA E UM JOVENS DO
CEEP PROFESSOR FRANCISCO DE ASSIS PEDROSA. TODOS POSSUEM SMARTPHONES, 37% DOS ALUNOS AFIRMAM PASSAR DE 5 A 8 HORAS E 24% MAIS DE 8
HORAS. EM RELAÇÃO A LUMINOZIDADE, 63% SEMPRE DIMINUEM A LUMINOSIDADE DO APARELHO. 59%
AS VEZES UTILIZAM FONES DE OUVIDOS PARA ESCUTAR ÁUDIOS. 100% UTILIZAM O CELULAR ANTES DE
DORMIR E 28% PERMANECEM MAIS DE 5 HORAS. DIANTE DOS FATOS ANTERIORMENTE ELENCADOS,
PERCEBE-SE QUE EMBORA TENHA-SE OBSERVADO SEPARADAMENTE OS EFEITOS FÍSICOS DO USO DE
CELULARES (VISÃO, AUDIÇÃO E SONO) ESSA RELAÇÃO SE DÁ EM CONJUNTO, UMA VEZ QUE UM ATO PODE,
NA MAIORIA DAS VEZES, ESTÁ INTERLIGADO COM O OUTRO. DIANTE DOS RESULTADOS OBSERVADOS PROCURAR-SE-Á VERIFICAR O QUANDO O USO DO CELULAR PODE INTERFERIR NO PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM.