LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO A IMPORTÂNCIA DE AÇÕES PRÁTICAS QUE OPORTUNIZEM UM ENSINO DA FÍSICA VOLTADO PARA PARTICIPAÇÃO ATIVA DOS ESTUDANTES NA SALA DE AULA, ELABORAMOS UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO FUNDAMENTADA EM DUAS METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO: A SALA DE AULA INVERTIDA (SAI) E A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (ABP). COMO A SAI É UM MODELO DE ENSINO QUE INVERTE A
LÓGICA CONVENCIONAL DAS AULAS, SUA APLICAÇÃO PRÁTICA PERMITE NÃO APENAS UM ENSINO DIFERENCIADO, MAS TAMBÉM TORNA POSSÍVEL A INTEGRAÇÃO DE OUTRAS METODOLOGIAS ATIVAS, PRINCIPALMENTE PORQUE O TEMPO EM SALA DE AULA É OTIMIZADO E PODE SER APROVEITADO PARA APLICAÇÃO DE ATIVIDADES QUE ENGAJEM DE FORMA ATIVA OS ESTUDANTES NO PROCESSO DE ENSINO. PENSADO NESSE VIÉS, A ABP, MÉTODO DE ENSINO QUE TEM COMO PONTO DE PARTIDA A UTILIZAÇÃO DE PROBLEMAS PARA A AQUISIÇÃO DOS CONHECIMENTOS, FOI AQUI INTEGRADA AO MODELO INVERTIDO COMO UMA ESTRATÉGIA PERTINENTE PARA APLICAÇÃO DO MESMO. NESSE
SENTIDO, DESENVOLVEMOS UMA PROPOSTA DE ENSINO PARA SER APLICADA EM QUATRO AULAS PRESENCIAIS, BEM COMO EM MOMENTOS QUE INTERCALAM ESSAS AULAS, SEU OBJETIVO É AUXILIAR OS ALUNOS NA CONSTRUÇÃO CONCEITUAL DOS CONTEÚDOS DA FÍSICA: ENERGIA CINÉTICA, POTENCIAL, MECÂNICA E CONVERSÃO DE ENERGIA. PARA TANTO, FOI ELABORADO UM PROBLEMA EM ABP E SELECIONADOS UMA SÉRIE DE VÍDEOS DISPONÍVEIS NA PLATAFORMA YOUTUBE QUE SUBSIDIAM A SOLUÇÃO DESSE PROBLEMA. A SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES SUGERIDAS, BEM COMO O PROBLEMA EM ABP, ENCONTRA-SE DISPONÍVEL AOS PROFESSORES QUE SE INTERESSAREM EM APLICAR O MODELO INVERTIDO SUBSIDIADO PELA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS.