ESTE ARTIGO TRAZ UMA REFLEXÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA E ATIVIDADES LÚDICAS NAS SÉRIES INICIAIS. ESTABELECE UMA DISCUSSÃO SOB A OPTICA DE DIFERENTES AUTORES DA EDUCAÇÃO ACERCA DA LITERATURA INFANTIL E LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. A ESCOLA É CARACTERIZADA COMO ESPAÇO ONDE ACONTECE A FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO, PORTANTO É NELA QUE SE DEVE PRIVILEGIAR A LEITURA JÁ QUE ESTA ESTIMULA A MENTE. NESSE VÍEIS, A LITERATURA INFANTIL E O LÚDICO TORNAM-SE FUNDAMENTAIS, SENDO NECESSÁRIO QUE OS PROFESSORES DO ENSINO INFANTIL A TRABALHEM COM O OBJETIVO DE ESTIMULAR E DE DESPERTAR A CRIATIVIDADE E VIA ARTÍSTICA DA CRIANÇA. O LIVRO DEVE SER OFERECIDO PARA A CRIANÇA COM O INTUITO DE AFLORAR UMA COLEÇÃO DE SENTIMENTOS E EMOÇÕES E DESPERTAR O GOSTO PELA LITERATURA COMO FORMA DE LAZER E DIVERSÃO. DIANTE DESSE CONTEXTO, ESTE ARTIGO TEM OBJETIVO ANALISAR AS CONTRIBUIÇÕES DA LITERATURA INFANTIL E O LÚDICO PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM INFANTIL NAS SÉRIES INICIAIS. PARA ALCANÇAR ESTA META A FUNDAMENTAÇÃO DESTE ESTUDO ABORDOU, ALÉM DOS CONCEITOS, HISTÓRICO E SIGNIFICAÇÕES DE LITERATURA INFANTIL E SUA IMPORTÂNCIA NAS SÉRIES INICIAIS, O CONTEXTO HISTÓRICO E IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL COM EMBASAMENTO TEÓRICO DE PIAGET (1978), VYGOTSKY (1984) E ANTUNES (1998) E OUTROS AUTORES QUE CONTRIBUÍRAM PARA EDUCADORES NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO.