Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

COMO A METODOLOGIA LÚDICA INFLUENCIA NO PROCESSO DE APRENDIZADO - EXPERIÊNCIA DE PIBID

Palavra-chaves: METODOLOGIA LÚDICA, APRENDIZADO, JOGO DE PALAVRAS CRUZADAS Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2019-10-24 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 59555
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 1429
    "inscrito_id" => 3327
    "titulo" => "COMO A METODOLOGIA LÚDICA INFLUENCIA NO PROCESSO DE APRENDIZADO - EXPERIÊNCIA DE PIBID"
    "resumo" => "A METODOLOGIA LÚDICA ENVOLVE UMA BAGAGEM DE ASPECTOS IMPORTANTES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, DESDE DO PRINCÍPIO DIDÁTICO ATRAVÉS DE MODELOS RECRIADOS PELO PROFESSOR, ATÉ A QUESTÃO DA PRÁTICA QUE SE DESENVOLVE A PARTIR DE JOGOS E BRINCADEIRAS DESPORTIVAS. A PARTIR DISSO, PODE INFLUENCIAR A PRATICIDADE DOS ALUNOS A FAZEREM PARTE DO SEU PRÓPRIO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, TORNANDO-OS PROTAGONISTAS. ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO IDENTIFICAR COMO A METODOLOGIA LÚDICA INFLUENCIA NO PROCESSO DE APRENDIZADO DOS ESTUDANTES DO 1° ANO DO ENSINO MÉDIO, DE UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE SOBRAL. FOI REALIZADO UMA PESQUISA QUALITATIVA E QUANTITATIVA COM O ALUNADO PARA OBTENÇÃO DOS RESULTADOS, O QUE SE MOSTRARAM FAVORÁVEIS PARA DIAGNOSTICAR A EXECUÇÃO DO TRABALHO. SEGUINDO A PARTIR DE DUAS ETAPAS: A PRIMEIRA ETAPA ENQUADRAVA-SE NA INTERVENÇÃO DE UM CONTEÚDO ESPECÍFICO DA SÉRIE EM QUESTÃO, NO CASO, TRATOU-SE DE CITOLOGIA E SEGUNDA ETAPA FOI PAUTADA PELA EXECUÇÃO DA METODOLOGIA LÚDICA, A PARTIR DA EFETUAÇÃO DE UM JOGO DE PALAVRAS CRUZADAS DENOMINADO CITOCRUZADA E POR FIM A APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO COMO FONTE DE PESQUISA. NESSA PERSPECTIVA, PODE-SE DESTACAR QUE A PRESENÇA DE METODOLOGIA LÚDICA NO ENSINO FOI DE GRANDE RELEVÂNCIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES. VISTO QUE ESSA A ATRIBUIÇÃO NÃO SÓ VALORIZA O ALUNO EM QUESTÃO, MAS TAMBÉM, O PROFESSOR SENDO AMBOS COLABORADORES NO APRIMORAMENTO DIDÁTICO, O QUE JUSTIFICA UM VÍNCULO PROPORCIONANDO UM MELHOR CONVÍVIO E POR FIM UM MELHOR APRENDIZADO CONCLUINDO QUE, A METODOLOGIA PODE INFLUENCIAR NO PROCESSO DE APRENDIZADO."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "METODOLOGIA LÚDICA, APRENDIZADO, JOGO DE PALAVRAS CRUZADAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID3327_13082019222926.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:33"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIO SAMUEL ESTEVÃO OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "SAMUEL ESTEVÃO"
    "autor_email" => "samuelestevaoipu@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ - UVA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 59555
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 1429
    "inscrito_id" => 3327
    "titulo" => "COMO A METODOLOGIA LÚDICA INFLUENCIA NO PROCESSO DE APRENDIZADO - EXPERIÊNCIA DE PIBID"
    "resumo" => "A METODOLOGIA LÚDICA ENVOLVE UMA BAGAGEM DE ASPECTOS IMPORTANTES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, DESDE DO PRINCÍPIO DIDÁTICO ATRAVÉS DE MODELOS RECRIADOS PELO PROFESSOR, ATÉ A QUESTÃO DA PRÁTICA QUE SE DESENVOLVE A PARTIR DE JOGOS E BRINCADEIRAS DESPORTIVAS. A PARTIR DISSO, PODE INFLUENCIAR A PRATICIDADE DOS ALUNOS A FAZEREM PARTE DO SEU PRÓPRIO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, TORNANDO-OS PROTAGONISTAS. ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO IDENTIFICAR COMO A METODOLOGIA LÚDICA INFLUENCIA NO PROCESSO DE APRENDIZADO DOS ESTUDANTES DO 1° ANO DO ENSINO MÉDIO, DE UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE SOBRAL. FOI REALIZADO UMA PESQUISA QUALITATIVA E QUANTITATIVA COM O ALUNADO PARA OBTENÇÃO DOS RESULTADOS, O QUE SE MOSTRARAM FAVORÁVEIS PARA DIAGNOSTICAR A EXECUÇÃO DO TRABALHO. SEGUINDO A PARTIR DE DUAS ETAPAS: A PRIMEIRA ETAPA ENQUADRAVA-SE NA INTERVENÇÃO DE UM CONTEÚDO ESPECÍFICO DA SÉRIE EM QUESTÃO, NO CASO, TRATOU-SE DE CITOLOGIA E SEGUNDA ETAPA FOI PAUTADA PELA EXECUÇÃO DA METODOLOGIA LÚDICA, A PARTIR DA EFETUAÇÃO DE UM JOGO DE PALAVRAS CRUZADAS DENOMINADO CITOCRUZADA E POR FIM A APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO COMO FONTE DE PESQUISA. NESSA PERSPECTIVA, PODE-SE DESTACAR QUE A PRESENÇA DE METODOLOGIA LÚDICA NO ENSINO FOI DE GRANDE RELEVÂNCIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES. VISTO QUE ESSA A ATRIBUIÇÃO NÃO SÓ VALORIZA O ALUNO EM QUESTÃO, MAS TAMBÉM, O PROFESSOR SENDO AMBOS COLABORADORES NO APRIMORAMENTO DIDÁTICO, O QUE JUSTIFICA UM VÍNCULO PROPORCIONANDO UM MELHOR CONVÍVIO E POR FIM UM MELHOR APRENDIZADO CONCLUINDO QUE, A METODOLOGIA PODE INFLUENCIAR NO PROCESSO DE APRENDIZADO."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "METODOLOGIA LÚDICA, APRENDIZADO, JOGO DE PALAVRAS CRUZADAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID3327_13082019222926.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:33"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIO SAMUEL ESTEVÃO OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "SAMUEL ESTEVÃO"
    "autor_email" => "samuelestevaoipu@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ - UVA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

A METODOLOGIA LÚDICA ENVOLVE UMA BAGAGEM DE ASPECTOS IMPORTANTES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, DESDE DO PRINCÍPIO DIDÁTICO ATRAVÉS DE MODELOS RECRIADOS PELO PROFESSOR, ATÉ A QUESTÃO DA PRÁTICA QUE SE DESENVOLVE A PARTIR DE JOGOS E BRINCADEIRAS DESPORTIVAS. A PARTIR DISSO, PODE INFLUENCIAR A PRATICIDADE DOS ALUNOS A FAZEREM PARTE DO SEU PRÓPRIO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, TORNANDO-OS PROTAGONISTAS. ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO IDENTIFICAR COMO A METODOLOGIA LÚDICA INFLUENCIA NO PROCESSO DE APRENDIZADO DOS ESTUDANTES DO 1° ANO DO ENSINO MÉDIO, DE UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE SOBRAL. FOI REALIZADO UMA PESQUISA QUALITATIVA E QUANTITATIVA COM O ALUNADO PARA OBTENÇÃO DOS RESULTADOS, O QUE SE MOSTRARAM FAVORÁVEIS PARA DIAGNOSTICAR A EXECUÇÃO DO TRABALHO. SEGUINDO A PARTIR DE DUAS ETAPAS: A PRIMEIRA ETAPA ENQUADRAVA-SE NA INTERVENÇÃO DE UM CONTEÚDO ESPECÍFICO DA SÉRIE EM QUESTÃO, NO CASO, TRATOU-SE DE CITOLOGIA E SEGUNDA ETAPA FOI PAUTADA PELA EXECUÇÃO DA METODOLOGIA LÚDICA, A PARTIR DA EFETUAÇÃO DE UM JOGO DE PALAVRAS CRUZADAS DENOMINADO CITOCRUZADA E POR FIM A APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO COMO FONTE DE PESQUISA. NESSA PERSPECTIVA, PODE-SE DESTACAR QUE A PRESENÇA DE METODOLOGIA LÚDICA NO ENSINO FOI DE GRANDE RELEVÂNCIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES. VISTO QUE ESSA A ATRIBUIÇÃO NÃO SÓ VALORIZA O ALUNO EM QUESTÃO, MAS TAMBÉM, O PROFESSOR SENDO AMBOS COLABORADORES NO APRIMORAMENTO DIDÁTICO, O QUE JUSTIFICA UM VÍNCULO PROPORCIONANDO UM MELHOR CONVÍVIO E POR FIM UM MELHOR APRENDIZADO CONCLUINDO QUE, A METODOLOGIA PODE INFLUENCIAR NO PROCESSO DE APRENDIZADO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.