A METODOLOGIA LÚDICA ENVOLVE UMA BAGAGEM DE ASPECTOS IMPORTANTES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, DESDE DO PRINCÍPIO DIDÁTICO ATRAVÉS DE MODELOS RECRIADOS PELO PROFESSOR, ATÉ A QUESTÃO DA PRÁTICA QUE SE DESENVOLVE A PARTIR DE JOGOS E BRINCADEIRAS DESPORTIVAS. A PARTIR DISSO, PODE INFLUENCIAR A PRATICIDADE DOS ALUNOS A FAZEREM PARTE DO SEU PRÓPRIO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, TORNANDO-OS PROTAGONISTAS. ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO IDENTIFICAR COMO A METODOLOGIA LÚDICA INFLUENCIA NO PROCESSO DE APRENDIZADO DOS ESTUDANTES DO 1° ANO DO ENSINO MÉDIO, DE UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE SOBRAL. FOI REALIZADO UMA PESQUISA QUALITATIVA E QUANTITATIVA COM O ALUNADO PARA OBTENÇÃO DOS RESULTADOS, O QUE SE MOSTRARAM FAVORÁVEIS PARA DIAGNOSTICAR A EXECUÇÃO DO TRABALHO. SEGUINDO A PARTIR DE DUAS ETAPAS: A PRIMEIRA ETAPA ENQUADRAVA-SE NA INTERVENÇÃO DE UM CONTEÚDO ESPECÍFICO DA SÉRIE EM QUESTÃO, NO CASO, TRATOU-SE DE CITOLOGIA E SEGUNDA ETAPA FOI PAUTADA PELA EXECUÇÃO DA METODOLOGIA LÚDICA, A PARTIR DA EFETUAÇÃO DE UM JOGO DE PALAVRAS CRUZADAS DENOMINADO CITOCRUZADA E POR FIM A APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO COMO FONTE DE PESQUISA. NESSA PERSPECTIVA, PODE-SE DESTACAR QUE A PRESENÇA DE METODOLOGIA LÚDICA NO ENSINO FOI DE GRANDE RELEVÂNCIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES. VISTO QUE ESSA A ATRIBUIÇÃO NÃO SÓ VALORIZA O ALUNO EM QUESTÃO, MAS TAMBÉM, O PROFESSOR SENDO AMBOS COLABORADORES NO APRIMORAMENTO DIDÁTICO, O QUE JUSTIFICA UM VÍNCULO PROPORCIONANDO UM MELHOR CONVÍVIO E POR FIM UM MELHOR APRENDIZADO CONCLUINDO QUE, A METODOLOGIA PODE INFLUENCIAR NO PROCESSO DE APRENDIZADO.