NESTE TRABALHO TRAZEMOS REFLEXÕES, A PARTIR DE VIVÊNCIAS EM ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA MONITORIA ACADÊMICA NO COMPONENTE CURRICULAR DE FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO II, EM UMA TURMA DO 3° PERÍODO DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA, DO INSTITUTO FEDERAL DE PERNAMBUCO, CAMPUS IPOJUCA. A PARTIR DA OBSERVAÇÃO SISTEMÁTICA E DA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES, PUDEMOS CONHECER MELHOR A TURMA E INTERAGIR COM A PROFESSORA ORIENTADORA E COM O FUTURO CAMPO DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL. APÓS A OBSERVAÇÃO, AS ATIVIDADES FORAM PLANEJADAS E MINISTRADAS TENDO COMO MAIOR OBJETIVO REFLETIR ACERCA DE EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS DURANTE O DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES DE MONITORIA NO COMPONENTE CURRICULAR. COM ISSO, VERIFICAMOS QUE O PLANEJAMENTO, A PRODUÇÃO DE ATIVIDADES E A VIVÊNCIA EM SALA DE AULA PROPORCIONOU AOS PARTICIPANTES A INTERAÇÃO, O COMPARTILHAMENTO DE SABERES, A IMPORTÂNCIA DADA AO TRABALHO DA MONITORA, O SABER OUVIR E O RESPEITO A OPINIÃO DO OUTRO. A PARTIR DA VIVÊNCIA COMO MONITORA, REFLETIMOS SOBRE A IMPORTÂNCIA DOS COMPONENTES CURRICULARES PEDAGÓGICOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA E DAS DEMAIS CIÊNCIAS, POIS COMPREENDEMOS QUE A PRÁTICA DE ENSINO É DIRECIONADA ESSENCIALMENTE POR QUESTÕES DE NATUREZA PEDAGÓGICA. NESTE CONTEXTO, OBSERVAMOS QUE A MONITORIA TROUXE CONTRIBUIÇÕES SIGNIFICATIVAS PARA A FORMAÇÃO DA PROFESSORA DE QUÍMICA. ASSIM, ENTENDEMOS QUE OS CURSOS DE GRADUAÇÃO POR MEIO DA MONITORIA ACADÊMICA DEVEM OPORTUNIZAR AOS ESTUDANTES ATIVIDADES QUE DESENVOLVAM CAPACIDADES E HABILIDADES DE DIÁLOGO, REFLEXÃO, PESQUISA, INVESTIGAÇÃO E ANÁLISE CRÍTICA DOS CONTEXTOS EDUCATIVOS.