ESTE TRABALHO TRAZ COMO OBJETIVO, APRESENTAR, DE MODO SUCINTO, A EXPERIÊNCIA DA APLICAÇÃO DO ORIGAMI COMO FERRAMENTA PRÁTICA DE CUIDAR DAS JUVENTUDES NO CENTRO DE CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO (CCE) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ-UFPI, AO PROPORCIONAR AOS JOVENS O BEM ESTAR MENTAL COM A UTILIZAÇÃO DE UM CONJUNTO DE PRÁTICAS PSICOEMOCIONAIS E SOCIAIS, VIABILIZADAS PELA ARTE ORIENTAL DE DOBRADURAS DE PAPEL. O FAZER DA ATIVIDADE DO ORIGAMI, ORA APLICADO, PAUTOU-SE A PARTIR DE TRÊS ASPECTOS: O PRIMEIRO, UM MODO DE CUIDAR; SEGUNDO, CUIDAR DAS JUVENTUDES NO ESPAÇO UNIVERSITÁRIO; TRÊS O TRABALHO COM A ARTE DA DOBRADURA- ORIGAMI, COMO PRÁTICA DE SOCIALIZAÇÃO, CONCENTRAÇÃO, INTER-RELAÇÕES. OS AUTORES VISITADOS E REFERENCIADOS NO TEXTO SUSTENTAM AS REFLEXÕES TRAZIDAS. UTILIZANDO-SE DA METODOLOGIA COM AMPARO EM MINAYO (2009) POR TRATAR-SE DE OFICINAS QUE LIDAM COM A ESCUTA SUBJETIVA DOS SUJEITOS ENVOLVIDOS. NESTE PROJETO, PARTICIPARAM 52 ESTUDANTES DE DIFERENTES IDADES DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA E PARA A COLETAS DOS DADOS ANALISADOS NESTE ENSAIO UTILIZAMOS UM QUESTIONÁRIO QUALIQUANTITATIVO DISPONIBILIZADA NA PLATAFORMA ONLINE GOOGLE FORMS AOS PARTICIPANTES DOS ENCONTROS REALIZADOS PARA A OFICINA ONDE DOS 52 PARTICIPANTES, 29 RESPONDERAM CORRESPONDENDO A 11.80% DOS PARTICIPANTES. AO ANALISARMOS OS DADOS DA PESQUISA PERCEBEMOS QUE A UNIVERSIDADE PODE SE TORNAR UM DOS FATORES QUE CONTRIBUEM PARA O ADOECIMENTO PSÍQUICO DOS JOVENS. FAZENDO ASSIM NECESSÁRIO MOSTRARMOS A IMPORTÂNCIA DE PENSAR EM NOVAS ESTRATÉGIAS INTERDISCIPLINAR DE ATENÇÃO AO SOFRIMENTO MENTAL DOS UNIVERSITÁRIOS BUSCANDO PERCEBER QUESTÕES DA SUA SUBJETIVIDADE.