ESTE ARTIGO INSERE-SE NO (GT 12) EDUCAÇÃO PARA PESSOAS JOVENS, ADULTAS E IDOSAS E PRETENDE REFLETIR NO PROCESSO FORMATIVO DOS FUTUROS DOCENTES PARA MINISTRAREM SUAS AULAS NA EJA FUNDAMENTAL E MÉDIO. O ATO DE ESTUDAR OUTRO IDIOMA COLOCA ESSES SUJEITOS DIANTE DE UMA POSSIBILIDADE DE CONHECIMENTO DE MUNDO, DE CULTURAS DIFERENTES DAS SUAS, E QUE PRECISAM SER RESPEITADAS, POSSIBILITANDO O EDUCANDO A FAZER UMA REFLEXÃO DO OUTRO E DE SI MESMO DIANTE DE UM MUNDO GLOBALIZADO. É PRECISO QUE O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA SEJA CADA VEZ MAIS INSERIDO NO COTIDIANO ESCOLAR, DE UMA FORMA QUE OS ALUNOS NÃO SE SINTAM OPRIMIDOS E EXCLUÍDOS DO MERCADO TRABALHO CADA VEZ MAIS EXIGENTE. DESSE MODO, ESSE TRABALHO SURGE DAS REFLEXÕES PROVINDAS DA MINHA HISTÓRIA DE VIDA ENQUANTO DISCENTE DO CURSO DE LETRAS E MILITANTE DO FÓRUM DA EJA DA REGIÃO MATA CENTRO, EM VITÓRIA DE SANTO ANTÃO - PE, TENDO EM VISTA QUE A ACADEMIA AINDA É UM LUGAR ESCASSO DE PESQUISAS E DEBATES ACERCA DO ASSUNTO, PARA QUE SE POSSAM ROMPER GRANDES BARREIRAS NO CONCEITO DE MODOS A SE TRABALHAR COM A MODALIDADE, CARÊNCIA QUE É PERCEBIDA EM TODAS AS LICENCIATURAS, MAS NESTE TRABALHO BUSCAREMOS FOCAR NITIDAMENTE NA LÍNGUA INGLESA. TRATA-SE DE UMA PESQUISA DE CARÁTER QUALITATIVO E INDUTIVO, TENDO COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS UM QUESTIONÁRIO MISTO, COM ITENS ESTRUTURADOS E SEMIESTRUTURADOS. OS RESULTADOS FORAM AGRUPADAS E DISCUTIDAS EM SETE CATEGORIAS SEGUINDO A ESTRUTURAÇÃO DOS QUESTIONÁRIO REALIZADO NO GOOGLE FORMS.