Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O LÚDICO COMO INSTRUMENTO FACILITADOR DA AQUISIÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA DOS ALUNOS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: LÚDICO, LEITURA, ESCRITA, SALA DE AULA Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 61475
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 1955
    "inscrito_id" => 8715
    "titulo" => """
      O LÚDICO COMO INSTRUMENTO FACILITADOR DA AQUISIÇÃO\r\n
      DA LEITURA E DA ESCRITA DOS ALUNOS NO ENSINO\r\n
      FUNDAMENTAL
      """
    "resumo" => """
      É POR MEIO DO AMBIENTE ESCOLAR QUE OS ALUNOS COMEÇAM COM O APRENDIZADO FORMAL DA LEITURA E DA\r\n
      ESCRITA, PARA ISSO É PRECISO QUE O PROFESSOR PROMOVA ESTRATÉGIAS QUE DESPERTEM NO EDUCANDO O INTERESSE\r\n
      EM APRENDER. NESSA ETAPA, É IMPORTANTE A APLICAÇÃO DE ATIVIDADES QUE ENVOLVAM BRINCADEIRAS,\r\n
      DESENVOLVIMENTO COGNITIVO, SOCIAL E EMOCIONAL. DESSA FORMA, O LÚDICO DEVE SER INSTRUMENTO\r\n
      INDISPENSÁVEL NAS AULAS DIRECIONADAS ÀS SÉRIES INICIAIS, JÁ QUE O MESMO ENVOLVE ATIVIDADES QUE\r\n
      ESTIMULAM O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA. SENDO ASSIM, ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO A REFLEXÃO SOBRE\r\n
      A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO COMO FORMA DE FACILITAR O APRENDIZADO DA LEITURA E DA ESCRITA DOS ALUNOS DAS\r\n
      SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. PARA A PRODUÇÃO DESTE TRABALHO, ADOTOU-SE COMO METODOLOGIA A\r\n
      PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, EMBASADO EM TEÓRICOS CONCEITUADOS SOBRE O TEMA COMO FRANÇA (2013),\r\n
      RODRIGUES, (2013), ARAUJO (2017), ENTRE OUTROS. COMO RESULTADOS VERIFICAMOS QUE O ENSINO DA LEITURA E\r\n
      ESCRITA MUITAS DAS VEZES CONFIGURA-SE COMO ATIVIDADE MECÂNICA O QUE LEVA O ALUNO A TER DIFICULDADE EM\r\n
      SEU APRENDIZADO, POR OUTRO LADO COMPREENDEMOS QUE O LÚDICO PERMITE UM MAIOR DESENVOLVIMENTO DA\r\n
      APRENDIZAGEM, SENDO FUNDAMENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO DO ALUNO. LOGO, NESSA PRIMEIRA ETAPA DO\r\n
      ENSINO FUNDAMENTAL FAZ NECESSÁRIO QUE O LÚDICO ESTEJA CONSTANTEMENTE PRESENTE NA SALA DE AULA.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "LÚDICO, LEITURA, ESCRITA, SALA DE AULA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA8_ID8715_15082019112635.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JACKELINE BARCELOS CORRÊA"
    "autor_nome_curto" => "JACKELINE"
    "autor_email" => "jack.barcelos1@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 61475
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 1955
    "inscrito_id" => 8715
    "titulo" => """
      O LÚDICO COMO INSTRUMENTO FACILITADOR DA AQUISIÇÃO\r\n
      DA LEITURA E DA ESCRITA DOS ALUNOS NO ENSINO\r\n
      FUNDAMENTAL
      """
    "resumo" => """
      É POR MEIO DO AMBIENTE ESCOLAR QUE OS ALUNOS COMEÇAM COM O APRENDIZADO FORMAL DA LEITURA E DA\r\n
      ESCRITA, PARA ISSO É PRECISO QUE O PROFESSOR PROMOVA ESTRATÉGIAS QUE DESPERTEM NO EDUCANDO O INTERESSE\r\n
      EM APRENDER. NESSA ETAPA, É IMPORTANTE A APLICAÇÃO DE ATIVIDADES QUE ENVOLVAM BRINCADEIRAS,\r\n
      DESENVOLVIMENTO COGNITIVO, SOCIAL E EMOCIONAL. DESSA FORMA, O LÚDICO DEVE SER INSTRUMENTO\r\n
      INDISPENSÁVEL NAS AULAS DIRECIONADAS ÀS SÉRIES INICIAIS, JÁ QUE O MESMO ENVOLVE ATIVIDADES QUE\r\n
      ESTIMULAM O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA. SENDO ASSIM, ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO A REFLEXÃO SOBRE\r\n
      A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO COMO FORMA DE FACILITAR O APRENDIZADO DA LEITURA E DA ESCRITA DOS ALUNOS DAS\r\n
      SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. PARA A PRODUÇÃO DESTE TRABALHO, ADOTOU-SE COMO METODOLOGIA A\r\n
      PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, EMBASADO EM TEÓRICOS CONCEITUADOS SOBRE O TEMA COMO FRANÇA (2013),\r\n
      RODRIGUES, (2013), ARAUJO (2017), ENTRE OUTROS. COMO RESULTADOS VERIFICAMOS QUE O ENSINO DA LEITURA E\r\n
      ESCRITA MUITAS DAS VEZES CONFIGURA-SE COMO ATIVIDADE MECÂNICA O QUE LEVA O ALUNO A TER DIFICULDADE EM\r\n
      SEU APRENDIZADO, POR OUTRO LADO COMPREENDEMOS QUE O LÚDICO PERMITE UM MAIOR DESENVOLVIMENTO DA\r\n
      APRENDIZAGEM, SENDO FUNDAMENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO DO ALUNO. LOGO, NESSA PRIMEIRA ETAPA DO\r\n
      ENSINO FUNDAMENTAL FAZ NECESSÁRIO QUE O LÚDICO ESTEJA CONSTANTEMENTE PRESENTE NA SALA DE AULA.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "LÚDICO, LEITURA, ESCRITA, SALA DE AULA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA8_ID8715_15082019112635.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JACKELINE BARCELOS CORRÊA"
    "autor_nome_curto" => "JACKELINE"
    "autor_email" => "jack.barcelos1@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

É POR MEIO DO AMBIENTE ESCOLAR QUE OS ALUNOS COMEÇAM COM O APRENDIZADO FORMAL DA LEITURA E DA ESCRITA, PARA ISSO É PRECISO QUE O PROFESSOR PROMOVA ESTRATÉGIAS QUE DESPERTEM NO EDUCANDO O INTERESSE EM APRENDER. NESSA ETAPA, É IMPORTANTE A APLICAÇÃO DE ATIVIDADES QUE ENVOLVAM BRINCADEIRAS, DESENVOLVIMENTO COGNITIVO, SOCIAL E EMOCIONAL. DESSA FORMA, O LÚDICO DEVE SER INSTRUMENTO INDISPENSÁVEL NAS AULAS DIRECIONADAS ÀS SÉRIES INICIAIS, JÁ QUE O MESMO ENVOLVE ATIVIDADES QUE ESTIMULAM O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA. SENDO ASSIM, ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO A REFLEXÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO COMO FORMA DE FACILITAR O APRENDIZADO DA LEITURA E DA ESCRITA DOS ALUNOS DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. PARA A PRODUÇÃO DESTE TRABALHO, ADOTOU-SE COMO METODOLOGIA A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, EMBASADO EM TEÓRICOS CONCEITUADOS SOBRE O TEMA COMO FRANÇA (2013), RODRIGUES, (2013), ARAUJO (2017), ENTRE OUTROS. COMO RESULTADOS VERIFICAMOS QUE O ENSINO DA LEITURA E ESCRITA MUITAS DAS VEZES CONFIGURA-SE COMO ATIVIDADE MECÂNICA O QUE LEVA O ALUNO A TER DIFICULDADE EM SEU APRENDIZADO, POR OUTRO LADO COMPREENDEMOS QUE O LÚDICO PERMITE UM MAIOR DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM, SENDO FUNDAMENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO DO ALUNO. LOGO, NESSA PRIMEIRA ETAPA DO ENSINO FUNDAMENTAL FAZ NECESSÁRIO QUE O LÚDICO ESTEJA CONSTANTEMENTE PRESENTE NA SALA DE AULA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.