A BRINCADEIRA É UM DOS EIXOS ESTRUTURANTES PARA AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. PRIMORDIALMENTE POR SER ESSA A ATIVIDADE POR EXCELÊNCIA DA CRIANÇA; A QUAL É UMA DAS MEDIADORAS DO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL. NESSE SENTIDO, É RELEVANTE A COMPREENSÃO ACERCA DE COMO A CRIANÇA INTERAGE, CRIA E DESENVOLVE AS SUAS AÇÕES DE BRINCADEIRAS. O OBJETIVO DESTE TRABALHO É REFLETIR ACERCA DAS SITUAÇÕES DE BRINCADEIRAS COM ÊNFASE NO FAZ – DE – CONTA, VIVENCIADAS POR UM GRUPO DE CRIANÇAS DE TRÊS ANOS EM UMA CRECHE DO MUNICÍPIO DE ARAPIRACA, ESTADO DE ALAGOAS, COMPREENDENDO AS ETAPAS DE SUA FORMAÇÃO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ESPAÇO EDUCATIVO. BEM COMO, LÓCUS DE APOIO DAS EXPERIÊNCIAS E EVOLUÇÃO SUBJETIVA, SOCIAL E PSICOLÓGICA DAS CRIANÇAS. PARA A REALIZAÇÃO DESSA PESQUISA, FORAM UTILIZADAS AS CONCEPÇÕES DE GILLES BROUGÉRE (1998) SOBRE O BRINCAR DE FAZ – DE – CONTA. A METODOLOGIA CONSISTIU EM OBSERVAÇÃO, REGISTRO, DIÁRIO DE BORDO E APROXIMAÇÃO COM O CAMPO. OS RESULTADOS OBTIDOS APONTAM QUE AO TER CONHECIMENTO DE COMO AS CRIANÇAS CONSTROEM SUAS BRINCADEIRAS E O PROCESSO DE OBSERVAÇÃO ATENTA DOS PROFESSORES, FAZ COM QUE SE PERCEBA QUE TIPOS DE TEMAS AS CRIANÇAS MAIS DESENVOLVEM NAS BRINCADEIRAS E COMO ELAS INTERPRETAM A SUA REALIDADE. CONTRIBUINDO ASSIM, PARA A REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES QUE VALORIZEM ESSES ASPECTOS.