O ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO SURGE COM A FINALIDADE DE CONDUZIR O PROCESSO DE ENSINO E
APRENDIZAGEM POR MEIO DE SITUAÇÕES QUE COMPREENDEM OS CONTEÚDOS CONCEITUAIS, PROCEDIMENTAIS E
ATITUDINAIS. ESSA ABORDAGEM, SE CONTRAPÕE AO MODELO DE ENSINO TRADICIONAL E CONTA COM A ELABORAÇÃO E
APLICAÇÃO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS QUE PROPORCIONAM AOS ESTUDANTES O CONTATO COM A PESQUISA E
RESPECTIVAMENTE A INTERAÇÃO EM SALA DE AULA. CONSIDERANDO, PORTANTO A RELEVÂNCIA DESSA PRÁTICA, O
PRESENTE TRABALHO QUE BUSCOU RESPONDER A SEGUINTE INQUIETAÇÃO: QUAL A RELEVÂNCIA DE SE DESENVOLVER
UMA PRÁTICA DE ENSINO INVESTIGATIVA APLICADA AO ENSINO DE CIÊNCIAS E DE QUÍMICA E DE QUE MANEIRA
ESSA SE APRESENTA NOS TRABALHOS PUBLICADOS NA REVISTA QUÍMICA NOVA NA ESCOLA? TEVE POR OBJETIVO
ENUNCIAR ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO E O USO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS
APLICADAS AO ENSINO DE QUÍMICA A PARTIR DA ANÁLISE DE ALGUNS TRABALHOS DESENVOLVIDOS E PUBLICADOS EM
EDIÇÕES DA QNESC NO CORRENTE ANO. NESSE SENTIDO FOI REALIZADA UMA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA, A QUAL
PERMITIU-NOS EVIDENCIARMOS A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA
ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DO ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO, CONTRIBUINDO COM A RELAÇÃO PROFESSORESTUDANTE
E ESTUDANTE-ESTUDANTE, PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
CIENTÍFICO