Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO: REFLEXÕES E APONTAMENTOS SOBRE O USO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS APLICADAS AO ENINO DE QUÍMICA

Palavra-chaves: ENSINO DE CIÊNCIAS, INVESTIGAÇÃO, SEQUÊNCIA DIDÁTICA, ENSINO DE QUÍMICA Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 61342
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 5988
    "inscrito_id" => 79
    "titulo" => """
      O ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO: REFLEXÕES E\r\n
      APONTAMENTOS SOBRE O USO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS\r\n
      APLICADAS AO ENINO DE QUÍMICA
      """
    "resumo" => """
      O ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO SURGE COM A FINALIDADE DE CONDUZIR O PROCESSO DE ENSINO E\r\n
      APRENDIZAGEM POR MEIO DE SITUAÇÕES QUE COMPREENDEM OS CONTEÚDOS CONCEITUAIS, PROCEDIMENTAIS E\r\n
      ATITUDINAIS. ESSA ABORDAGEM, SE CONTRAPÕE AO MODELO DE ENSINO TRADICIONAL E CONTA COM A ELABORAÇÃO E\r\n
      APLICAÇÃO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS QUE PROPORCIONAM AOS ESTUDANTES O CONTATO COM A PESQUISA E\r\n
      RESPECTIVAMENTE A INTERAÇÃO EM SALA DE AULA. CONSIDERANDO, PORTANTO A RELEVÂNCIA DESSA PRÁTICA, O\r\n
      PRESENTE TRABALHO QUE BUSCOU RESPONDER A SEGUINTE INQUIETAÇÃO: QUAL A RELEVÂNCIA DE SE DESENVOLVER\r\n
      UMA PRÁTICA DE ENSINO INVESTIGATIVA APLICADA AO ENSINO DE CIÊNCIAS E DE QUÍMICA E DE QUE MANEIRA\r\n
      ESSA SE APRESENTA NOS TRABALHOS PUBLICADOS NA REVISTA QUÍMICA NOVA NA ESCOLA? TEVE POR OBJETIVO\r\n
      ENUNCIAR ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO E O USO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS\r\n
      APLICADAS AO ENSINO DE QUÍMICA A PARTIR DA ANÁLISE DE ALGUNS TRABALHOS DESENVOLVIDOS E PUBLICADOS EM\r\n
      EDIÇÕES DA QNESC NO CORRENTE ANO. NESSE SENTIDO FOI REALIZADA UMA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA, A QUAL\r\n
      PERMITIU-NOS EVIDENCIARMOS A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA\r\n
      ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DO ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO, CONTRIBUINDO COM A RELAÇÃO PROFESSORESTUDANTE\r\n
      E ESTUDANTE-ESTUDANTE, PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO\r\n
      CIENTÍFICO
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, INVESTIGAÇÃO, SEQUÊNCIA DIDÁTICA, ENSINO DE QUÍMICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID79_03102019234927.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KEITH ALVES RIBEIRO"
    "autor_nome_curto" => "KEITH RIBEIRO"
    "autor_email" => "keitha.ribeiro@hotmail.co"
    "autor_ies" => "IFPE-CAMPUS BARREIROS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 61342
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 5988
    "inscrito_id" => 79
    "titulo" => """
      O ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO: REFLEXÕES E\r\n
      APONTAMENTOS SOBRE O USO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS\r\n
      APLICADAS AO ENINO DE QUÍMICA
      """
    "resumo" => """
      O ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO SURGE COM A FINALIDADE DE CONDUZIR O PROCESSO DE ENSINO E\r\n
      APRENDIZAGEM POR MEIO DE SITUAÇÕES QUE COMPREENDEM OS CONTEÚDOS CONCEITUAIS, PROCEDIMENTAIS E\r\n
      ATITUDINAIS. ESSA ABORDAGEM, SE CONTRAPÕE AO MODELO DE ENSINO TRADICIONAL E CONTA COM A ELABORAÇÃO E\r\n
      APLICAÇÃO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS QUE PROPORCIONAM AOS ESTUDANTES O CONTATO COM A PESQUISA E\r\n
      RESPECTIVAMENTE A INTERAÇÃO EM SALA DE AULA. CONSIDERANDO, PORTANTO A RELEVÂNCIA DESSA PRÁTICA, O\r\n
      PRESENTE TRABALHO QUE BUSCOU RESPONDER A SEGUINTE INQUIETAÇÃO: QUAL A RELEVÂNCIA DE SE DESENVOLVER\r\n
      UMA PRÁTICA DE ENSINO INVESTIGATIVA APLICADA AO ENSINO DE CIÊNCIAS E DE QUÍMICA E DE QUE MANEIRA\r\n
      ESSA SE APRESENTA NOS TRABALHOS PUBLICADOS NA REVISTA QUÍMICA NOVA NA ESCOLA? TEVE POR OBJETIVO\r\n
      ENUNCIAR ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO E O USO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS\r\n
      APLICADAS AO ENSINO DE QUÍMICA A PARTIR DA ANÁLISE DE ALGUNS TRABALHOS DESENVOLVIDOS E PUBLICADOS EM\r\n
      EDIÇÕES DA QNESC NO CORRENTE ANO. NESSE SENTIDO FOI REALIZADA UMA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA, A QUAL\r\n
      PERMITIU-NOS EVIDENCIARMOS A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA\r\n
      ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DO ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO, CONTRIBUINDO COM A RELAÇÃO PROFESSORESTUDANTE\r\n
      E ESTUDANTE-ESTUDANTE, PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO\r\n
      CIENTÍFICO
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, INVESTIGAÇÃO, SEQUÊNCIA DIDÁTICA, ENSINO DE QUÍMICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID79_03102019234927.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KEITH ALVES RIBEIRO"
    "autor_nome_curto" => "KEITH RIBEIRO"
    "autor_email" => "keitha.ribeiro@hotmail.co"
    "autor_ies" => "IFPE-CAMPUS BARREIROS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO SURGE COM A FINALIDADE DE CONDUZIR O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM POR MEIO DE SITUAÇÕES QUE COMPREENDEM OS CONTEÚDOS CONCEITUAIS, PROCEDIMENTAIS E ATITUDINAIS. ESSA ABORDAGEM, SE CONTRAPÕE AO MODELO DE ENSINO TRADICIONAL E CONTA COM A ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS QUE PROPORCIONAM AOS ESTUDANTES O CONTATO COM A PESQUISA E RESPECTIVAMENTE A INTERAÇÃO EM SALA DE AULA. CONSIDERANDO, PORTANTO A RELEVÂNCIA DESSA PRÁTICA, O PRESENTE TRABALHO QUE BUSCOU RESPONDER A SEGUINTE INQUIETAÇÃO: QUAL A RELEVÂNCIA DE SE DESENVOLVER UMA PRÁTICA DE ENSINO INVESTIGATIVA APLICADA AO ENSINO DE CIÊNCIAS E DE QUÍMICA E DE QUE MANEIRA ESSA SE APRESENTA NOS TRABALHOS PUBLICADOS NA REVISTA QUÍMICA NOVA NA ESCOLA? TEVE POR OBJETIVO ENUNCIAR ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO E O USO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS APLICADAS AO ENSINO DE QUÍMICA A PARTIR DA ANÁLISE DE ALGUNS TRABALHOS DESENVOLVIDOS E PUBLICADOS EM EDIÇÕES DA QNESC NO CORRENTE ANO. NESSE SENTIDO FOI REALIZADA UMA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA, A QUAL PERMITIU-NOS EVIDENCIARMOS A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DO ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO, CONTRIBUINDO COM A RELAÇÃO PROFESSORESTUDANTE E ESTUDANTE-ESTUDANTE, PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.