Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OFICINAS PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO DE VALORES PESSOAIS EM ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: VALORES PESSOAIS, FORMAÇÃO DE VALORES, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, OFICINAS PEDAGÓGICAS Comunicação Oral (CO) GT 14 - Educação Ambiental
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 61829
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 565
    "inscrito_id" => 5779
    "titulo" => "OFICINAS PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO DE VALORES PESSOAIS EM ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "NO AMBIENTE ESCOLAR, OS CONFLITOS PESSOAIS NAS RELAÇÕES E INTER-RELAÇÕES ENTRE OS ESTUDANTES, REFLETEM UMA CRISE DE VALORES QUE PERDURA POR DÉCADAS. ESPERA-SE QUE A ESCOLA POSSA CONTRIBUIR NA FORMAÇÃO DO CIDADÃO E TRANSMISSÃO DE VALORES, CAPACITANDO OS ESTUDANTES A LIDAREM COM CONFLITOS INDIVIDUAIS E COLETIVOS. ESTE TRABALHO INVESTIGOU OS VALORES PESSOAIS DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL II DE UMA ESCOLA PÚBLICA E PROMOVEU INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS POR MEIO DE OFICINAS, ATRAVÉS DE DINÂMICAS COOPERATIVAS, VISANDO À FORMAÇÃO DE VALORES HUMANOS E POSSÍVEIS MUDANÇAS DE ATITUDES E COMPORTAMENTOS. FORAM REALIZADOS DOIS SURVEYS, O PRIMEIRO, COM TODOS OS ESTUDANTES DA ESCOLA (N = 980; 51,2% MENINAS; MÉDIA DE IDADE = 13,04) PARA IDENTIFICAR OS VALORES PESSOAIS E VERIFICAR AS TURMAS COM AS MENORES MÉDIAS NOS VALORES DE AUTOTRANSCENDÊNCIA; O SEGUNDO, COM OS PARTICIPANTES DAS INTERVENÇÕES, APÓS SEREM REALIZADAS OFICINAS CENTRADAS NA FORMAÇÃO DE VALORES, COM ESSAS TURMAS. OS RESULTADOS APONTAM UMA TENDÊNCIA DE AUMENTO NA MÉDIA DOS VALORES DE AUTOTRANSCENDÊNCIA NAS TURMAS PESQUISADAS, DEMONSTRANDO QUE A FORMAÇÃO DE VALORES PESSOAIS DE FORMA DINÂMICA, VIVENCIAL E SIMBÓLICA PODE CONTRIBUIR PARA A MUDANÇA NOS COMPORTAMENTOS DOS ESTUDANTES E PARA A PROMOÇÃO DE UM AMBIENTE MAIS HARMÔNICO E AGRADÁVEL. DESTA FORMA, HÁ INDÍCIOS DE QUE AS OFICINAS PEDAGÓGICAS POR MEIO DE DINÂMICAS COOPERATIVAS PODEM SER INSTRUMENTOS ADEQUADOS À FORMAÇÃO E EMANCIPAÇÃO DOS ESTUDANTES, PERMITINDO NOVAS PRÁTICAS DE CONVIVÊNCIA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => "VALORES PESSOAIS, FORMAÇÃO DE VALORES, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, OFICINAS PEDAGÓGICAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA14_ID5779_18072019191212.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:43"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUIZ GONZAGA LAPA JUNIOR"
    "autor_nome_curto" => "JUNIOR"
    "autor_email" => "lapalipe@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 61829
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 565
    "inscrito_id" => 5779
    "titulo" => "OFICINAS PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO DE VALORES PESSOAIS EM ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "NO AMBIENTE ESCOLAR, OS CONFLITOS PESSOAIS NAS RELAÇÕES E INTER-RELAÇÕES ENTRE OS ESTUDANTES, REFLETEM UMA CRISE DE VALORES QUE PERDURA POR DÉCADAS. ESPERA-SE QUE A ESCOLA POSSA CONTRIBUIR NA FORMAÇÃO DO CIDADÃO E TRANSMISSÃO DE VALORES, CAPACITANDO OS ESTUDANTES A LIDAREM COM CONFLITOS INDIVIDUAIS E COLETIVOS. ESTE TRABALHO INVESTIGOU OS VALORES PESSOAIS DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL II DE UMA ESCOLA PÚBLICA E PROMOVEU INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS POR MEIO DE OFICINAS, ATRAVÉS DE DINÂMICAS COOPERATIVAS, VISANDO À FORMAÇÃO DE VALORES HUMANOS E POSSÍVEIS MUDANÇAS DE ATITUDES E COMPORTAMENTOS. FORAM REALIZADOS DOIS SURVEYS, O PRIMEIRO, COM TODOS OS ESTUDANTES DA ESCOLA (N = 980; 51,2% MENINAS; MÉDIA DE IDADE = 13,04) PARA IDENTIFICAR OS VALORES PESSOAIS E VERIFICAR AS TURMAS COM AS MENORES MÉDIAS NOS VALORES DE AUTOTRANSCENDÊNCIA; O SEGUNDO, COM OS PARTICIPANTES DAS INTERVENÇÕES, APÓS SEREM REALIZADAS OFICINAS CENTRADAS NA FORMAÇÃO DE VALORES, COM ESSAS TURMAS. OS RESULTADOS APONTAM UMA TENDÊNCIA DE AUMENTO NA MÉDIA DOS VALORES DE AUTOTRANSCENDÊNCIA NAS TURMAS PESQUISADAS, DEMONSTRANDO QUE A FORMAÇÃO DE VALORES PESSOAIS DE FORMA DINÂMICA, VIVENCIAL E SIMBÓLICA PODE CONTRIBUIR PARA A MUDANÇA NOS COMPORTAMENTOS DOS ESTUDANTES E PARA A PROMOÇÃO DE UM AMBIENTE MAIS HARMÔNICO E AGRADÁVEL. DESTA FORMA, HÁ INDÍCIOS DE QUE AS OFICINAS PEDAGÓGICAS POR MEIO DE DINÂMICAS COOPERATIVAS PODEM SER INSTRUMENTOS ADEQUADOS À FORMAÇÃO E EMANCIPAÇÃO DOS ESTUDANTES, PERMITINDO NOVAS PRÁTICAS DE CONVIVÊNCIA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => "VALORES PESSOAIS, FORMAÇÃO DE VALORES, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, OFICINAS PEDAGÓGICAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA14_ID5779_18072019191212.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:43"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUIZ GONZAGA LAPA JUNIOR"
    "autor_nome_curto" => "JUNIOR"
    "autor_email" => "lapalipe@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

NO AMBIENTE ESCOLAR, OS CONFLITOS PESSOAIS NAS RELAÇÕES E INTER-RELAÇÕES ENTRE OS ESTUDANTES, REFLETEM UMA CRISE DE VALORES QUE PERDURA POR DÉCADAS. ESPERA-SE QUE A ESCOLA POSSA CONTRIBUIR NA FORMAÇÃO DO CIDADÃO E TRANSMISSÃO DE VALORES, CAPACITANDO OS ESTUDANTES A LIDAREM COM CONFLITOS INDIVIDUAIS E COLETIVOS. ESTE TRABALHO INVESTIGOU OS VALORES PESSOAIS DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL II DE UMA ESCOLA PÚBLICA E PROMOVEU INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS POR MEIO DE OFICINAS, ATRAVÉS DE DINÂMICAS COOPERATIVAS, VISANDO À FORMAÇÃO DE VALORES HUMANOS E POSSÍVEIS MUDANÇAS DE ATITUDES E COMPORTAMENTOS. FORAM REALIZADOS DOIS SURVEYS, O PRIMEIRO, COM TODOS OS ESTUDANTES DA ESCOLA (N = 980; 51,2% MENINAS; MÉDIA DE IDADE = 13,04) PARA IDENTIFICAR OS VALORES PESSOAIS E VERIFICAR AS TURMAS COM AS MENORES MÉDIAS NOS VALORES DE AUTOTRANSCENDÊNCIA; O SEGUNDO, COM OS PARTICIPANTES DAS INTERVENÇÕES, APÓS SEREM REALIZADAS OFICINAS CENTRADAS NA FORMAÇÃO DE VALORES, COM ESSAS TURMAS. OS RESULTADOS APONTAM UMA TENDÊNCIA DE AUMENTO NA MÉDIA DOS VALORES DE AUTOTRANSCENDÊNCIA NAS TURMAS PESQUISADAS, DEMONSTRANDO QUE A FORMAÇÃO DE VALORES PESSOAIS DE FORMA DINÂMICA, VIVENCIAL E SIMBÓLICA PODE CONTRIBUIR PARA A MUDANÇA NOS COMPORTAMENTOS DOS ESTUDANTES E PARA A PROMOÇÃO DE UM AMBIENTE MAIS HARMÔNICO E AGRADÁVEL. DESTA FORMA, HÁ INDÍCIOS DE QUE AS OFICINAS PEDAGÓGICAS POR MEIO DE DINÂMICAS COOPERATIVAS PODEM SER INSTRUMENTOS ADEQUADOS À FORMAÇÃO E EMANCIPAÇÃO DOS ESTUDANTES, PERMITINDO NOVAS PRÁTICAS DE CONVIVÊNCIA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.