SOMBRA, Jannayna Maria Nobre. Responsividade e multiletramentos no ensino fundamental. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/62529>. Acesso em: 05/11/2024 07:25
ESTE ARTIGO TEM COMO PROPOSTA APRESENTAR PRÁTICAS DE LINGUAGEM, NUMA PERSPECTIVA DIALÓGICA, REALIZADAS POR MEIO DE OFICINAS INTERVENTIVAS, COM UMA TURMA DE 7º ANO, EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA-CE, NO INTUITO DE PROMOVER A RESPONSIVIDADE DISCENTE NO ENSINO FUNDAMENTAL, DIFICULDADE AINDA VIVENCIADA NESTA ETAPA, NA QUAL OS ALUNOS NECESSITAM TER ESSE DOMÍNIO DISCURSIVO PARA SE MANIFESTAR DISCURSIVAMENTE DIANTE DE DISCURSOS E TEXTOS COM OS QUAIS TÊM CONTATO. PARA TANTO, RESPALDA-SE NA PERSPECTIVA DIALÓGICA DO CÍRCULO DE BAKHTIN, COM DESTAQUE NOS CONCEITOS DE GÊNERO DISCURSIVO E ATITUDE RESPONSIVA E NOS ESTUDOS DOS MULTILETRAMENTOS, POIS NESSE ESTUDO O GÊNERO DISCURSIVO CARTA ARGUMENTATIVA E AS POSTAGENS PERTINENTES AO TEMA SERÃO VEICULADAS NO INSTAGRAM. O TRABALHO ANCORA-SE, AINDA, NUMA ABORDAGEM QUALITATIVA E INTERVENCIONISTA, BASEADO NUMA PESQUISA-AÇÃO CONCLUÍDA NO ENSINO FUNDAMENTAL, COM DESTAQUE DAS OFICINAS ENQUANTO RECURSO METODOLÓGICO. OS RESULTADOS DEMONSTRAM QUE A MEDIAÇÃO ESTABELECIDA ENTRE DOCENTE E DISCENTES DURANTE A REALIZAÇÃO DAS OFICINAS PERMITIRAM AOS ALUNOS MANIFESTAR-SE DE FORMA MAIS RESPONSIVA MEDIANTE AS PRODUÇÕES DAS CARTAS ARGUMENTATIVAS E AS PRÁTICAS MULTILETRADAS EM AMBIENTES DIGITAIS, O QUE RESSALTA O PAPEL IMPORTANTE DAS PRÁTICAS DIALÓGICAS PARA DESENVOLVER ATITUDES MAIS ATIVAS E RESPONSIVAS NO ALUNO DO ENSINO FUNDAMENTAL.