Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

Visualizações: 271
(RE)CONSTRUINDO A ÁFRICA: A ARGUMENTAÇÃO COMO FERRAMENTA NA CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO DECOLONIAL NO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: ARGUMENTAÇÃO, ESTUDOS DECOLONIAIS, ANTIRRACISMO NA EDUCAÇÃO, CONTRA-ARGUMENTO Comunicação Oral (CO) GT 17 – Ensino e suas intersecções

Resumo

O PRESENTE ARTIGO É FRAGMENTO DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, E VISA COMPREENDER A ARGUMENTAÇÃO ENQUANTO POSSIBILIDADE DE UMA EDUCAÇÃO DECOLONIAL. A COLETA DE DADOS SE DEU EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DA CIDADE DO RECIFE - PE, COM ALUNOS(AS) DO 4° ANO. A PARTIR DE UMA ATIVIDADE POTENCIALMENTE ARGUMENTATIVA QUE, A PRINCÍPIO, PROCURA ANALISAR A CONCEPÇÃO DOS/AS ALUNOS/AS SOBRE O CONTINENTE AFRICANO PARA RESPONDER AO OBJETIVO ESPECÍFICO DESTE ESTUDO, PODE-SE PERCEBER COMO O DISCURSO COLONIAL E RACISTA AINDA ESTÁ ENRAIZADO NOS QUE FREQUENTAM DIARIAMENTE NOSSAS ESCOLAS. ESTA PESQUISA BASEIA-SE E TEM CARÁTER EXEMPLÁRIO DA INCLUSÃO DA LEI 10.639/2003 QUE ABORDA AS DIRETRIZES CURRICULARES PARA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.