SANTOS, Francisco Alves. Analogias e a aprendizagem em ciências: revisando a temática. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/59080>. Acesso em: 23/12/2024 06:15
A PRESENTE PESQUISA OBJETIVA APRESENTAR UMA DISCUSSÃO TEÓRICA ACERCA DA LINGUAGEM ANALÓGICA ENQUANTO INSTRUMENTO DE COMUNICAÇÃO E APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS, TENDO COMO MODALIDADE INVESTIGATIVA, O ESTUDO BIBLIOGRÁFICO. POR INTERMÉDIO DESTA AÇÃO EVIDENCIOU-SE A RELEVÂNCIA E PREVALÊNCIA DA ANALOGIA COMO RECURSO NA HISTÓRIA E DIVULGAÇÃO DA CIÊNCIA, SENDO UTILIZADA COMO FORMA DE COMUNICAR E DESENVOLVER CONCEPÇÕES E MODELOS CIENTÍFICOS. CONTUDO, VERIFICOU-SE AINDA O ALINHAMENTO DESTE RECURSO COM AS CONCEPÇÕES DE TRABALHO CONSTRUTIVISTAS E DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. COMPREENDER ESTA QUESTÃO IMPLICA NO RECONHECIMENTO E USO DA ANALOGIA COMO INSTRUMENTO DE ENSINO E COMUNICAÇÃO ENTRE PROFESSORES E ALUNOS. ASSIM, OPORTUNIZA DIMENSÕES TEÓRICAS E METODOLÓGICAS PARA UMA AÇÃO CONSCIENTE E CRÍTICA DESTE RECURSO NAS PRÁTICAS DE ENSINO.