Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CURSO “BIOTECNOLOGIA – DEFINIÇÃO, APLICAÇÕES E IMPLICAÇÕES”: RELATO DO PRIMEIRO CURSO DO PROJETO DE EXTENSÃO PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA NO ENSINO DE BIOLOGIA E CIÊNCIAS NA UNILAB.

Palavra-chaves: FORMAÇÃO CONTINUADA, BIOTECNOLOGIA, ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA Pôster (PO) GT 01 - Formação de Professores Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

ESTE TRABALHO APRESENTA UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO DE EXTENSÃO SOBRE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA (FORBIO) QUE ESTÁ SENDO REALIZADO NA UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA (UNILAB), CAMPUS DAS AURORAS. O PROJETO TEM COMO PROPOSTA A ELABORAÇÃO E OFERTA DE UM CURSO PARA PROFESSORES E PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DO MACIÇO DE BATURITÉ, REGIÃO ONDE A UNILAB SE SITUA. O CURSO FOI CONCEBIDO NA MODALIDADE À DISTÂNCIA, VIA MOODLE, AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) DA UNILAB, PARA TRABALHAR A BIOTECNOLOGIA, UMA TEMÁTICA EXTREMAMENTE ATUAL E COMPLEXA, COM APLICAÇÕES EM DIVERSAS ÁREAS DE CONHECIMENTO (BIOLOGIA, ENGENHARIA, MEDICINA, AGRONOMIA, FÍSICA, QUÍMICA ETC.), E ASSIM, INTRINSECAMENTE INTERDISCIPLINAR. ALÉM DISSO, O DEBATE DE DIVERSOS CONTEÚDOS DENTRO DA BIOTECNOLOGIA, REPERCUTE DETERMINANTEMENTE EM DISCUSSÕES SOBRE ÉTICA, MORAL, RELIGIÃO, ECONOMIA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE. O PROJETO EM ANDAMENTO SOBRE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA E CIÊNCIAS VEM CUMPRINDO COM SEU PAPEL NA PROMOCÃO DA FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES DAS ESCOLAS DO MACIÇO DE BATURITÉ, BEM COMO NA PRÓPRIA MISSÃO DA UNIVERSIDADE EM PROMOVER FORMAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO PARA A SOCIEDADE. ESPERA-SE QUE ESTE PROJETO, ATRAVÉS DA OFERTA CONTÍNUA DO CURSO DE EXTENSÃO, POSSA IMPACTAR TANTO NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES JÁ EM EXERCÍCIO NA EDUCAÇÃO BÁSICA, COMO TAMBÉM NA FORMAÇÃO DOS ALUNOS DESTES PROFESSORES QUE COMPLEMENTEM E ENRIQUEÇAM SUAS AÇÕES DIDÁTICAS EM SALA DE AULA E FORA DELA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.