ESTA PESQUISA TEM COMO PRINCIPAL OBJETIVO RELATAR A EXPERIÊNCIA VIVIDA DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE OBSERVAÇÃO REALIZADO NO CURSO DE FÍSICA PELA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA, ESTA ATIVIDADE FOI DESENVOLVIDA COM UM CARÁTER INVESTIGATIVO E GEROU DADOS IMPORTANTES PARA DISCUTIR E DIRECIONAR O SEGUNDO ESTÁGIO QUE É O DE INTERVENÇÃO. INICIALMENTE DISCUTE-SE A ESCOLA COMO UM TODO, ORIENTANDO OS ASPECTOS A SEREM OBSERVADOS E ANALISADOS, PARA ISSO FOI CONSTRUÍDO ALGUMAS TABELAS. COMO INSTRUMENTO METODOLÓGICO DE PESQUISA FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO FECHADO, BUSCANDO CONHECER A REALIDADE DOS ALUNOS, APROXIMANDO-SE ASSIM DO CONTEXTO INSERIDOS, A ANÁLISE É QUANTITATIVA A PARTIR DE GRÁFICOS GERADOS PELAS RESPOSTAS DOS ALUNOS VISLUMBRANDO UM PERFIL À MEDIDA QUE É OBSERVADO AS SUAS VIVÊNCIAS ESCOLARES. ESTA EXPERIÊNCIA SE MOSTRA SATISFATÓRIA AO PASSO QUE ESTIMULA A OBSERVAÇÃO MAIS HOLÍSTICA DAS QUESTÕES EDUCACIONAIS, LEVANDO A UM AUTOCONHECIMENTO QUE SERÁ USADO NO EXERCÍCIO DA PROFISSÃO DOCENTE. A ESTRATÉGIA ASSUMIDA PELA PROFESSORA DA DISCIPLINA DE ESTÁGIO SE APRESENTA EFICIENTE PARA O OBJETIVO TRAÇADO.