TORRES, Lidiane Silva et al.. . Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/63031>. Acesso em: 05/11/2024 05:35
O PRESENTE ARTIGO TEM COMO TEMÁTICA CENTRAL ANALISAR A POLÍTICA DE AÇÕES AFIRMATIVAS SOB A PERSPECTIVA DAS ESTRATÉGIAS DE PERMANÊNCIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SOCIEDADE E DESENVOLVIMENTO REGIONAL, EM CAMPOS DOS GOYTACAZES (RJ). ENTENDE-SE QUE A POLÍTICA DE COTAS ÉTNICO-RACIAIS NAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS EM PERSPECTIVA COM A JUSTIÇA SOCIAL APRESENTA-SE COMO UM IMPORTANTE INSTRUMENTO DE REPARAÇÃO SOCIAL DAS CAMADAS QUE FORAM ESTIGMATIZADAS E INVISIBILIZADAS COM O PROCESSO HISTÓRICO DE FORMAÇÃO TERRITORIAL DO BRASIL. PARTINDO DISSO, A PESQUISA TEM COMO PANO DE FUNDO COMPREENDER QUAIS AS ESTRATÉGIAS TEM SIDO UTILIZADAS PARA GARANTIR A PERMANÊNCIA DOS ESTUDANTES COTISTAS E DE ORIGEM CARENTE. É NESTA GAMA QUE A PESQUISA NOS CONDUZ A COMPREENDER: A) COMO A POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DA UNIVERSIDADE BUSCA PROMOVER A PERMANÊNCIA DOS ALUNOS COTISTAS INGRESSANTES E; B) A REALIDADE ACADÊMICA DOS ALUNOS DIANTE DO CONTEXTO INSERIDO. PARA RESPONDER NOSSAS QUESTÕES LEVANTADAS O CAMINHO A SER PERCORRIDO CONTOU COM: A) A COLETA DE INFORMAÇÕES JUNTO À SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL, CAES E ACADÊMICA DA UFF, EM CAMPOS, A PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO, A PROGRAD E A COORDENAÇÃO DE SELEÇÃO ACADÊMICA, COSEAC; E B) ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS COM ALUNOS COTISTAS (INGRESSANTES E REGULARMENTE MATRICULADOS), PARA COMPREENDERMOS A REALIDADE SOCIAL NO QUAL ESTÃO INSERIDOS. PORTANTO, VERIFICOU-SE QUE: 1) OS ALUNOS INGRESSANTES DESDE 2017 PASSAM POR UMA COMISSÃO DA AFERIÇÃO DE AUTODECLARAÇÃO DE COR/ETNIA, 2) APESAR DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL, AS BOLSAS E AUXÍLIOS OFERTADAS PELA UNIVERSIDADE NÃO SÃO SUFICIENTES PARA AJUDAR NA PERMANÊNCIA DOS COTISTAS.