OS MUSEUS DE CIÊNCIAS NATURAIS E CASAS DE DIVULGAÇÃO DE CIÊNCIAS VÊM TOMANDO CADA VEZ MAIS ESPAÇO NA LITERATURA CIENTÍFICA COMO ESPAÇOS EDUCATIVOS NÃO-ESCOLARES, E CONSEQUENTEMENTE COMO ESPAÇO PARA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS CONSTRUTIVISTAS DE ATUAÇÃO PROFESSORAL. O TRABALHO FOI REALIZADO DURANTE O "XVIII FIM DE SEMANA NO MUSEU - MISTÉRIOS DO OCEANO", EVENTO MENSAL DO MUSEU DE HISTÓRIA NATURAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS, E RELATA AS AÇÕES EDUCATIVAS E DE MEDIAÇÃO DO CONHECIMENTO REALIZADAS PELO AUTOR NA EXPOSIÇÃO, MONTADA EXCLUSIVAMENTE DURANTE O EVENTO E PARA O EVENTO, NO TOCANTE A MEDIAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO E A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA. A AVALIAÇÃO E MENSURAÇÃO DO IMPACTO DAS AÇÕES DE MEDIAÇÃO FOI REALIZADA ATRAVÉS DE ASPECTOS QUALITATIVOS OBSERVACIONAIS DO COMPORTAMENTO DOS PARTICIPANTES, QUE REVELOU EFICIÊNCIA E ASSERTIVIDADE DOS PARTICIPANTES QUANTO AOS QUESTIONAMENTOS DE INVESTIGAÇÃO.