Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AULAS DE CAMPO NO ENSINO DE ECOLOGIA: CONCEPÇÕES E EXPECTATIVAS DE ALUNOS NO INTERIOR DO AMAZONAS

Palavra-chaves: CURSO TÉCNICO, ENSINO DE BIOLOGIA, AMBIENTES FLORESTAIS, INSTITUTO FEDERAL, INSTITUTO FEDERAL Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O DESENVOLVIMENTO DE PESQUISAS QUE OBJETIVAM ELABORAR E APRIMORAR AS ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS NO ENSINO CIÊNCIAS E BIOLOGIA É DE CRUCIAL IMPORTÂNCIA, TENDO EM VISTA A CRESCENTE E URGENTE DEMANDA NA MELHORIA DA QUALIDADE DE ENSINO NO BRASIL. O USO DE ESPAÇOS NATURAIS, OU SEJA, QUE EXCEDAM A SALA DE AULA, PODEM SER UMA ALTERNATIVA VIÁVEL. ASSIM, A PRESENTE PESQUISA, OBJETIVOU ANALISAR AS MANIFESTAÇÕES DOS ALUNOS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE HUMAITÁ-AM, REFERENTE AO QUE ALMEJAM FRENTE A REALIZAÇÃO DE AULAS DE CAMPO EM AMBIENTE NATURAIS, APÓS A EXPOSIÇÃO DO CONTEÚDO, TENDO COM PROCEDIMENTO DIDÁTICO A AULA EXPOSITIVA DIALOGADA. PARA A CONDUÇÃO DA PESQUISA, OPTOU-SE PELO ENFOQUE DE NATUREZA QUALITATIVA E PARA A COLETA DE DADOS, A APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS E OBSERVAÇÕES. A PARTIR DOS DADOS COLETADOS, CONSTATOU-SE QUE MESMO SENDO UMA PRÁTICA JÁ CONHECIDA PELOS SUJEITOS, A MESMA É POUCO DIFUNDIDA NO CURSO, DE MODO QUE MUITAS EXPECTATIVAS SÃO ESPERADAS AO SE REALIZAR A ATIVIDADE DE CAMPO, MUITAS SENDO POSSÍVEIS DE ALCANÇAR POR MEIO DE UM PLANEJAMENTO ADEQUADO PELA EQUIPE ENVOLVIDA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.