Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

NADA CONSTA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA SOBRE EVASÃO ESCOLAR E A POPULAÇÃO NEGRA

Palavra-chaves: EVASÃO ESCOLAR, POPULAÇÃO NEGRA, DESIGUALDADE EDUCACIONAL, RACISMO, RACISMO Comunicação Oral (CO) GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

ESTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO MAPEAR AS PESQUISAS PUBLICADAS NO BRASIL, ENTRE 2014 E 2019, SOBRE EVASÃO ESCOLAR E RAÇA. FOI REALIZADA UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA MEDIANTE UMA BUSCA ELETRÔNICA DE ARTIGOS INDEXADOS NAS BASES SCIELO E PERIÓDICOS CAPES, A FIM DE QUANTIFICAR E CATEGORIZAR PESQUISAS COM ESSE RECORTE. APÓS ANÁLISE DOS CRITÉRIOS DE INCLUSÃO/EXCLUSÃO, NENHUMA PUBLICAÇÃO FOI ENCONTRADA EM TAIS PERIÓDICOS. TAL RESULTADO EVIDENCIA UMA GRANDE DEFASAGEM DE DISCUSSÃO DA TEMÁTICA DE EVASÃO ESCOLAR COMO UMA QUESTÃO TAMBÉM DE DESIGUALDADE RACIAL. CONCLUI-SE, A PARTIR DISSO, QUE É NECESSÁRIO FOMENTAR ATIVAMENTE A PRODUÇÃO DE SABER SOBRE A EXPERIÊNCIA ESCOLAR DE PESSOAS NEGRAS. ALÉM DISSO, CABE CONSTRUIR MEIOS DE INTERVENÇÃO QUE ABARQUEM A INTEGRALIDADE DOS SUJEITOS, QUE PROPICIEM ACESSO E PERMANÊNCIA DESSAS PESSOAS À ESCOLA E UMA POSTERIOR RUPTURA NA ESTRUTURA DE DESIGUALDADE.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.