O PRESENTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO APRESENTAR OS RESULTADOS DA APLICAÇÃO DO JOGO MEMÓRIA DAS EQUAÇÕES EM UMA TURMA DE 2º ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DA CIDADE DE PATU/RN, COMO FORMA DE REVISAR O CONTEÚDO DE EQUAÇÕES POLINOMIAIS DO 1º GRAU. ESTA PESQUISA FOI EMBASADA NAS LEITURAS DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCN’S) DO ENSINO FUNDAMENTAL, DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E ALGUNS AUTORES COMO PAULINO, GUILHERME E NETO; MELARA E SOUZA; SILVA E OLIVEIRA, ENTRE OUTROS. APRESENTAMOS UMA BREVE RETROSPECTIVA DO ENSINO DA ÁLGEBRA NO BRASIL, FALAMOS SOBRE A LUDICIDADE NAS AULAS DE MATEMÁTICA E, COMO ESTA PODE AUXILIAR NO ENSINO DA ÁLGEBRA, COMO TAMBÉM APRESENTAMOS CÁLCULO MENTAL COMO CAMINHO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS. PARA ALCANÇAR NOSSOS OBJETIVOS, APÓS AS LEITURAS SUPRACITADAS, CONFECCIONAMOS O JOGO PROPOSTO E UMA SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES E OS APLICAMOS EM UMA AULA DO PROJETO INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID). CONCLUÍMOS ENTÃO, QUE O JOGO MEMÓRIA DAS EQUAÇÕES PODE SER UM GRANDE AUXILIAR NA REVISÃO DO CONTEÚDO DE EQUAÇÕES DO 1º GRAU, UMA VEZ QUE PROPICIA UMA NOVA VISÃO DO CONTEÚDO E PERMITE QUE OS ALUNOS APRENDAM A SOLUCIONAR EQUAÇÕES DE UMA MANEIRA DIVERTIDA E INTERATIVA.