CONSIDERANDO-SE A IMPORTÂNCIA DO DEBATE ACERCA DA QUALIDADE DO ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA, ESTA ESCRITA TEVE COMO OBJETIVO TRAÇAR O PERFIL FORMATIVO DOS PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA CEARENSE, CUJA OFERTA DE ENSINO SE ESTENDE DA EDUCAÇÃO INFANTIL AO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. A ESCOLA SELECIONADA COMO LÓCUS INVESTIGATIVO FOI A EEIF LICÍNIO DE MORAES, LOCALIZADA NO DISTRITO DE SERROTA, EM PENTECOSTE/CE. A PESQUISA FOI REALIZADA DE ACORDO COM AS DIRETRIZES DA ABORDAGEM QUALITATIVA, MEDIANTE O USO DAS TÉCNICAS DE COLETA DE DADOS BIBLIOGRÁFICOS E DOCUMENTAIS. A ANÁLISE QUALITATIVA FOI REALIZADA NAS FICHAS FUNCIONAIS DOS PROFESSORES DA ESCOLA MENCIONADA, EM RAZÃO DA IMPORTÂNCIA DESSE TIPO DE DOCUMENTO COMO REFERÊNCIA EM ARMAZENAMENTO DE DADOS REFERENTES À TRAJETÓRIA PROFISSIONAL E, ESPECIALMENTE ACADÊMICA, DOS PROFESSORES. DESTA FEITA, A PESQUISA REVELOU A EXISTÊNCIA DE PROFESSORES SEM A FORMAÇÃO MÍNIMA ADEQUADA QUE A ATUAL LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL EXIGE PARA O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, EVIDENCIANDO, ASSIM, UM DOS PRINCIPAIS DESAFIOS À QUALIDADE DO ENSINO, NA EDUCAÇÃO INFANTIL.