A TEMÁTICA DA FORMAÇÃO DOCENTE É BASTANTE EXTENSA NAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO. IMPULSIONADA PELAS RELAÇÕES ENTRE SUJEITO E CONHECIMENTO, ESTE TRABALHO PRETENDE APROXIMAR-SE DE DUAS ESPECIFICIDADES QUE ENVOLVEM A FORMAÇÃO CONTINUADA: A CULTURA DA ESCOLA E SEU ENTRELAÇAMENTO COM A PRODUÇÃO CIENTÍFICA. INICIALMENTE PROPÕE-SE UM RECORTE TEÓRICO SOBRE A TEMÁTICA ESCOLHIDA. O CONCEITO DE “CULTURA ESCOLAR” É DEFINIDO NESTE TRABALHO DE ACORDO COM FORQUIN (1993), COMPREENDIDO COMO OS ASPECTOS QUE SE PODEM CONSIDERAR COMO OS MAIS COTIDIANOS. ASSIM SENDO, COMO PROFESSORA DA REDE MUNICIPAL INTERESSA-ME ESTUDAR O PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DESENVOLVIDO PELA PREFEITURA MUNICIPAL QUE AFETOU DIRETAMENTE A COTIDIANIDADE DAS ESCOLAS: O PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL MUNICIPAL (PDEM), QUE OBJETIVA PROMOVER FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DO QUADRO PRÓPRIO DO MAGISTÉRIO QPM. O OBJETIVO GERAL DA PESQUISA É INVESTIGAR SOBRE OS TEMAS DE INTERESSES QUE PERMEIAM OS PROJETOS DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA DESENVOLVIDOS PELAS PROFESSORAS PARTICIPANTES DO PDEM. O OBJETO DE ESTUDO SÃO OS PROJETOS DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA, BEM COMO O CONTEÚDO DOS MESMOS, ENTENDENDO QUE ESSAS ÁREAS SÃO RESULTANTES DA CULTURA ESCOLAR DA QUAL AS PROFESSORAS PERTENCEM. O QUE SE PRETENDE É DESENVOLVER UMA ANÁLISE DOS PROJETOS DE INTERVENÇÃO DIDÁTICA, UTILIZANDO UM MÉTODO DE ANÁLISE DOCUMENTAL. OS PRINCIPAIS RESULTADOS DA PESQUISA REFEREM-SE AO FATO DE AS PROFESSORAS VOLTAREM-SE À SUA PRÁTICA PROFISSIONAL MEDIANTE A PRODUÇÃO DE TRABALHO CIENTÍFICO, E EM SEGUNDO É A IMPORTÂNCIA DA APROXIMAÇÃO ENTRE OS SABERES PROFISSIONAIS DAS PROFESSORAS E O CONHECIMENTO UNIVERSITÁRIO.