Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DOCÊNCIA E FORMAÇÃO CONTINUADA: REFLEXÕES SOBRE A CULTURA ESCOLAR E A PRODUÇÃO CIENTÍFICA.

Palavra-chaves: FORMAÇÃO CONTINUADA, PRODUÇÃO CIENTÍFICA, CULTURA ESCOLAR Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 59977
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 3590
    "inscrito_id" => 13417
    "titulo" => "DOCÊNCIA E FORMAÇÃO CONTINUADA: REFLEXÕES SOBRE A CULTURA ESCOLAR E A PRODUÇÃO CIENTÍFICA."
    "resumo" => "A TEMÁTICA DA FORMAÇÃO DOCENTE É BASTANTE EXTENSA NAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO. IMPULSIONADA PELAS RELAÇÕES ENTRE SUJEITO E CONHECIMENTO, ESTE TRABALHO PRETENDE APROXIMAR-SE DE DUAS ESPECIFICIDADES QUE ENVOLVEM A FORMAÇÃO CONTINUADA: A CULTURA DA ESCOLA E SEU ENTRELAÇAMENTO COM A PRODUÇÃO CIENTÍFICA. INICIALMENTE PROPÕE-SE UM RECORTE TEÓRICO SOBRE A TEMÁTICA ESCOLHIDA. O CONCEITO DE “CULTURA ESCOLAR” É DEFINIDO NESTE TRABALHO DE ACORDO COM FORQUIN (1993), COMPREENDIDO COMO OS ASPECTOS QUE SE PODEM CONSIDERAR COMO OS MAIS COTIDIANOS. ASSIM SENDO, COMO PROFESSORA DA REDE MUNICIPAL INTERESSA-ME ESTUDAR O PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DESENVOLVIDO PELA PREFEITURA MUNICIPAL QUE AFETOU DIRETAMENTE A COTIDIANIDADE DAS ESCOLAS: O PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL MUNICIPAL (PDEM), QUE OBJETIVA PROMOVER FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DO QUADRO PRÓPRIO DO MAGISTÉRIO QPM. O OBJETIVO GERAL DA PESQUISA É INVESTIGAR SOBRE OS TEMAS DE INTERESSES QUE PERMEIAM OS PROJETOS DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA DESENVOLVIDOS PELAS PROFESSORAS PARTICIPANTES DO PDEM. O OBJETO DE ESTUDO SÃO OS PROJETOS DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA, BEM COMO O CONTEÚDO DOS MESMOS, ENTENDENDO QUE ESSAS ÁREAS SÃO RESULTANTES DA CULTURA ESCOLAR DA QUAL AS PROFESSORAS PERTENCEM. O QUE SE PRETENDE É DESENVOLVER UMA ANÁLISE DOS PROJETOS DE INTERVENÇÃO DIDÁTICA, UTILIZANDO UM MÉTODO DE ANÁLISE DOCUMENTAL. OS PRINCIPAIS RESULTADOS DA PESQUISA REFEREM-SE AO FATO DE AS PROFESSORAS VOLTAREM-SE À SUA PRÁTICA PROFISSIONAL MEDIANTE A PRODUÇÃO DE TRABALHO CIENTÍFICO, E EM SEGUNDO É A IMPORTÂNCIA DA APROXIMAÇÃO ENTRE OS SABERES PROFISSIONAIS DAS PROFESSORAS E O CONHECIMENTO UNIVERSITÁRIO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO CONTINUADA, PRODUÇÃO CIENTÍFICA, CULTURA ESCOLAR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA_ID13417_04112019153420.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:36"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCELA MAZUR "
    "autor_nome_curto" => "MARCELA MAZUR "
    "autor_email" => "mazurmarcela@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNICENTRO "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 59977
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 3590
    "inscrito_id" => 13417
    "titulo" => "DOCÊNCIA E FORMAÇÃO CONTINUADA: REFLEXÕES SOBRE A CULTURA ESCOLAR E A PRODUÇÃO CIENTÍFICA."
    "resumo" => "A TEMÁTICA DA FORMAÇÃO DOCENTE É BASTANTE EXTENSA NAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO. IMPULSIONADA PELAS RELAÇÕES ENTRE SUJEITO E CONHECIMENTO, ESTE TRABALHO PRETENDE APROXIMAR-SE DE DUAS ESPECIFICIDADES QUE ENVOLVEM A FORMAÇÃO CONTINUADA: A CULTURA DA ESCOLA E SEU ENTRELAÇAMENTO COM A PRODUÇÃO CIENTÍFICA. INICIALMENTE PROPÕE-SE UM RECORTE TEÓRICO SOBRE A TEMÁTICA ESCOLHIDA. O CONCEITO DE “CULTURA ESCOLAR” É DEFINIDO NESTE TRABALHO DE ACORDO COM FORQUIN (1993), COMPREENDIDO COMO OS ASPECTOS QUE SE PODEM CONSIDERAR COMO OS MAIS COTIDIANOS. ASSIM SENDO, COMO PROFESSORA DA REDE MUNICIPAL INTERESSA-ME ESTUDAR O PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DESENVOLVIDO PELA PREFEITURA MUNICIPAL QUE AFETOU DIRETAMENTE A COTIDIANIDADE DAS ESCOLAS: O PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL MUNICIPAL (PDEM), QUE OBJETIVA PROMOVER FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DO QUADRO PRÓPRIO DO MAGISTÉRIO QPM. O OBJETIVO GERAL DA PESQUISA É INVESTIGAR SOBRE OS TEMAS DE INTERESSES QUE PERMEIAM OS PROJETOS DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA DESENVOLVIDOS PELAS PROFESSORAS PARTICIPANTES DO PDEM. O OBJETO DE ESTUDO SÃO OS PROJETOS DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA, BEM COMO O CONTEÚDO DOS MESMOS, ENTENDENDO QUE ESSAS ÁREAS SÃO RESULTANTES DA CULTURA ESCOLAR DA QUAL AS PROFESSORAS PERTENCEM. O QUE SE PRETENDE É DESENVOLVER UMA ANÁLISE DOS PROJETOS DE INTERVENÇÃO DIDÁTICA, UTILIZANDO UM MÉTODO DE ANÁLISE DOCUMENTAL. OS PRINCIPAIS RESULTADOS DA PESQUISA REFEREM-SE AO FATO DE AS PROFESSORAS VOLTAREM-SE À SUA PRÁTICA PROFISSIONAL MEDIANTE A PRODUÇÃO DE TRABALHO CIENTÍFICO, E EM SEGUNDO É A IMPORTÂNCIA DA APROXIMAÇÃO ENTRE OS SABERES PROFISSIONAIS DAS PROFESSORAS E O CONHECIMENTO UNIVERSITÁRIO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO CONTINUADA, PRODUÇÃO CIENTÍFICA, CULTURA ESCOLAR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA_ID13417_04112019153420.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:36"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCELA MAZUR "
    "autor_nome_curto" => "MARCELA MAZUR "
    "autor_email" => "mazurmarcela@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNICENTRO "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

A TEMÁTICA DA FORMAÇÃO DOCENTE É BASTANTE EXTENSA NAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO. IMPULSIONADA PELAS RELAÇÕES ENTRE SUJEITO E CONHECIMENTO, ESTE TRABALHO PRETENDE APROXIMAR-SE DE DUAS ESPECIFICIDADES QUE ENVOLVEM A FORMAÇÃO CONTINUADA: A CULTURA DA ESCOLA E SEU ENTRELAÇAMENTO COM A PRODUÇÃO CIENTÍFICA. INICIALMENTE PROPÕE-SE UM RECORTE TEÓRICO SOBRE A TEMÁTICA ESCOLHIDA. O CONCEITO DE “CULTURA ESCOLAR” É DEFINIDO NESTE TRABALHO DE ACORDO COM FORQUIN (1993), COMPREENDIDO COMO OS ASPECTOS QUE SE PODEM CONSIDERAR COMO OS MAIS COTIDIANOS. ASSIM SENDO, COMO PROFESSORA DA REDE MUNICIPAL INTERESSA-ME ESTUDAR O PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DESENVOLVIDO PELA PREFEITURA MUNICIPAL QUE AFETOU DIRETAMENTE A COTIDIANIDADE DAS ESCOLAS: O PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL MUNICIPAL (PDEM), QUE OBJETIVA PROMOVER FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DO QUADRO PRÓPRIO DO MAGISTÉRIO QPM. O OBJETIVO GERAL DA PESQUISA É INVESTIGAR SOBRE OS TEMAS DE INTERESSES QUE PERMEIAM OS PROJETOS DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA DESENVOLVIDOS PELAS PROFESSORAS PARTICIPANTES DO PDEM. O OBJETO DE ESTUDO SÃO OS PROJETOS DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA, BEM COMO O CONTEÚDO DOS MESMOS, ENTENDENDO QUE ESSAS ÁREAS SÃO RESULTANTES DA CULTURA ESCOLAR DA QUAL AS PROFESSORAS PERTENCEM. O QUE SE PRETENDE É DESENVOLVER UMA ANÁLISE DOS PROJETOS DE INTERVENÇÃO DIDÁTICA, UTILIZANDO UM MÉTODO DE ANÁLISE DOCUMENTAL. OS PRINCIPAIS RESULTADOS DA PESQUISA REFEREM-SE AO FATO DE AS PROFESSORAS VOLTAREM-SE À SUA PRÁTICA PROFISSIONAL MEDIANTE A PRODUÇÃO DE TRABALHO CIENTÍFICO, E EM SEGUNDO É A IMPORTÂNCIA DA APROXIMAÇÃO ENTRE OS SABERES PROFISSIONAIS DAS PROFESSORAS E O CONHECIMENTO UNIVERSITÁRIO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.