Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O “JEITINHO” PARA ACABAR COM A CORRUPÇÃO: #HONESTIDADE

Palavra-chaves: TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS, CORRUPÇÃO, JORNAL;, INTERDISCIPLINARIDADE, INTERDISCIPLINARIDADE Comunicação Oral (CO) GT 19 – Tecnologias e Educação
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Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O ARTIGO APRESENTA O RESULTADO DO TRABALHO DESENVOLVIDO COM ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA NA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA SOBRE O USO METODOLÓGICO DO JORNAL IMPRESSO E DIGITAL EM SALA DE AULA ACERCA DO TEMA CORRUPÇÃO. TEVE INÍCIO A PARTIR DE COMENTÁRIOS QUE AS CRIANÇAS FAZIAM SOBRE A SITUAÇÃO DO PAÍS NA ÉPOCA E SE REFERIAM AOS POLÍTICOS, SEMPRE COMO CORRUPTOS. ISSO ACONTECIA TODOS OS DIAS, ENQUANTO CONVERSAVAM SOBRE NOTÍCIAS APRESENTADAS NA TELEVISÃO. INICIALMENTE PASSAVAM DESPERCEBIDOS PELA PROFESSORA, QUE TINHA A PREOCUPAÇÃO COM OS CONTEÚDOS CURRICULARES PREVISTOS PARA O BIMESTRE, ACREDITAVA QUE ERA COMPLICADO FALAR SOBRE CORRUPÇÃO E POLÍTICA EM SALA DE AULA, POR PENSAR QUE OS ALUNOS AINDA FOSSEM IMATUROS. NO ENTANTO, NÃO FOI POSSÍVEL FUGIR DA REALIDADE, POIS, ALÉM DE ENSINAR LER E ESCREVER A ESCOLA PRECISA ENSINAR SEUS ALUNOS A EXPRESSAR SUAS IDEIAS, EMITIR E ARGUMENTAR SUAS OPINIÕES. CONFORME FREIRE, (1991): “NÃO BASTA SABER LER QUE EVA VIU A UVA”. FOI NECESSÁRIO REPENSAR A PRÁTICA E PLANEJAR ATIVIDADES, A PARTIR DAS QUAIS FORAM EXPLORADAS MATÉRIAS PUBLICADAS EM JORNAIS DIGITAIS E IMPRESSOS, FAZENDO INTERDISCIPLINARIDADE E ESTABELECENDO IMPORTANTES PARCERIAS COM ÓRGÃOS COMO O FÓRUM, ONDE AS CRIANÇAS PUDERAM TER CONTATO DIRETO COM A JUÍZ, O PROMOTOR E TER ESCLARECIMENTOS SOBRE O QUE É A CORRUPÇÃO, ALÉM DE PESQUISAS NA INTERNET. OS RESULTADOS FORAM COMPARTILHADOS COM A COMUNIDADE COM O OBJETIVO DE INTEGRAR A FAMÍLIA E VALORIZAR O APRENDIZADO DOS ALUNOS.

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