A CULTURA ESCOLAR TEM UM PAPEL DETERMINANTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL DADA SUA RELEVÂNCIA PARA FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO, TAL CULTURA É FORMADA A PARTIR DOS VALORES, CRENÇAS E HÁBITOS DO AMBIENTE EM QUE A INSTITUIÇÃO E A COMUNIDADE ESTÃO INSERIDAS SENDO ELA FERRAMENTA ESSENCIAL PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM. O PRESENTE ESTUDO OBJETIVO ANALISAR A CULTURA ESCOLAR E COMO ESSA IMPLICA NO PROCESSO EDUCATIVO DA EDUCAÇÃO INFANTIL, IDENTIFICANDO O PAPEL DO PROFESSOR NA REPRODUÇÃO DESSA CULTURA. JUSTIFICANDO-SE PELA NECESSIDADE DE ESTUDOS CAPAZES DE EVIDENCIAR OS LIMITES E AS POSSIBILIDADES DA CULTURA ESCOLAR, TENDO UM SUPORTE METODOLÓGICO BASEADO EM UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA DE CARÁTER QUALITATIVO FUNDAMENTADA EM AUTORES COMO FRAGO (2003) E FORQUIN (2001). DIANTE DOS RESULTADOS PODEMOS DIZER QUE OS CONCEITOS DE CULTURA ESCOLAR E EDUCAÇÃO INFANTIL ESTÃO INTERLIGADOS E QUE O EDUCADOR É PARTE FUNDAMENTAL DA INSTITUIÇÃO E DE SUA CULTURA, POIS O MESMO ALÉM DE CONSTRUIR A CULTURA ESCOLAR PARA OS ALUNOS TAMBÉM É UM AGENTE RESPONSÁVEL POR REPASSAR OS VALORES E HÁBITOS DA INSTITUIÇÃO PARA OS DISCENTES.