Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

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REUNI E A FORMAÇÃO DOCENTE NA UNB: DESAFIOS E PERSPECTIVAS

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, UNB, REUNI Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O OBJETIVO DESTE TRABALHO FOI RELACIONAR O PROCESSO DE EXPANSÃO UNIVERSITÁRIA, A PARTIR DO PLANO DE EXPANSÃO E REESTRUTURAÇÃO DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS (REUNI), COM A POLÍTICA DE FORMAÇÃO DOCENTE NA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. TRATA-SE DE DESDOBRAMENTO DE PESQUISA REALIZADA JUNTO AO CENTRO BRASILEIRO DE PESQUISA EM AVALIAÇÃO E SELEÇÃO E DE PROMOÇÃO DE EVENTOS (CEBRASPE), NO PERÍODO DE 12 MESES (2017/2018), CUJO FOCO PRINCIPAL CONSISTIA NA ELABORAÇÃO DE PROPOSTA DE ACESSO DIFERENCIADO PARA CURSOS DE LICENCIATURAS EM ATENDIMENTO À LEI NO 13.478/2017 QUE ALTEROU A LDB EM SEU ARTIGO 62- B. O COTEJAMENTO ENTRE INFORMAÇÕES ESTATÍSTICAS, DOCUMENTOS OFICIAIS E LITERATURA DA ÁREA TEVE COMO SUBSTRATO DE ANÁLISE A REFLEXÃO SOBRE A LEI NO 13.478/2017 CONSIDERANDO A DISCUSSÃO SOBRE A EXPANSÃO DE CURSOS, VAGAS E MATRICULAR NA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA APÓS A IMPLANTAÇÃO DO REUNI, EM ESPECIAL, NOS CURSOS DE LICENCIATURA. TAIS CURSOS SÃO APONTADOS NESSA INVESTIGAÇÃO COMO UMA GRANDE POSSIBILIDADE DE ENFRENTAR OS DESAFIOS DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS, PARA TANTO, A PESQUISA APONTA A URGÊNCIA EM SE CONSTRUIR ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO NESSA DIREÇÃO E SEDIMENTAR CAMINHOS PARA DAR UMA SOLUÇÃO QUE REPERCUTA FINANCEIRAMENTE E IMPACTE POSITIVAMENTE NO CUMPRIMENTO DA MISSÃO DAS INSTITUIÇÕES.

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