GODEIRO, Vinicius Leite Câmara et al.. Cálculo mental e o ensino de frações. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/59496>. Acesso em: 05/11/2024 05:20
ESTE TRABALHO BUSCA TRAZER À TONA A IMPORTÂNCIA DO CÁLCULO MENTAL NO AMBIENTE ESCOLAR, COMO TAMBÉM A RELAÇÃO DESTE COM O ENSINO E APRENDIZADO DE FRAÇÕES. VEREMOS COMO AS FRAÇÕES SÃO TRATADAS PELOS ALUNOS DE ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE PATU/RN E COMO ESTES REAGEM À UM JOGO FORMULADO POR NÓS, QUE FOI CRIADO PARA TESTAR SEU CONHECIMENTO DE OPERAÇÕES COM FRAÇÕES E A SUA CAPACIDADE DE CÁLCULO MENTAL E RACIOCÍNIO LÓGICO, UTILIZANDO COMO FORMA O JOGO DA MEMÓRIA. ANALISAREMOS OS DADOS OBTIDOS DA ATIVIDADE E OS COMPARAREMOS COM OS RESULTADOS ESPERADOS, PARA QUE POSSAMOS VER O QUANTO O QUE SE ESPERA DE ALUNOS DESTE NÍVEL ESTÁ REALMENTE SENDO CUMPRIDO, PARA QUE DESTA FORMA POSSAMOS ENTENDER O QUE SE PASSA NA DURANTE O ENSINO FUNDAMENTAL MELHOR, E O QUE ESTÁ FALTANDO NO ENSINO DOS ALUNOS EM RELAÇÃO À FRAÇÕES E AS OPERAÇÕES RELACIONADAS COM A MATÉRIA.