ESTE ARTIGO TEM COMO FINALIDADE REGISTRAR OS RESULTADOS DE UMA PESQUISA E REFLEXÃO DO USO DE RECURSOS NA EDUCAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA. PROCURAMOS POR MEIO DESSE PROJETO DE PESQUISA QUALITATIVA DE NATUREZA ESTUDO DE CASO ALCANÇAR UMA MELHORIA NA FORMA DE ENSINO APRENDIZAGEM PARA OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO NA REGIÃO DO MÉDIO SERTÃO MARANHENSE NA CIDADE DE SÃO JOÃO DOS PATOS, REALIZADO NO INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO. TENDO COMO OBJETIVO PRINCIPAL, O USO DO PAQUÍMETRO COMO UMA FERRAMENTA DE APOIO NOS CONTEÚDOS DE FÍSICA DO ENSINO MÉDIO, COM INTUITO DE FACILITAR O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DOS ALUNOS NAS AULAS DE FÍSICA. A ATIVIDADE FOI DESENVOLVIDA CONFORME CRONOGRAMA E PLANEJAMENTO DO PROJETO, ALGUNS PONTOS FICARAM BEM EVIDENTES, POR SE TRATAR DE UM PROCESSO DE AQUISIÇÃO DE NOVOS DOMÍNIOS ÀS NOVAS FERRAMENTAS. O USO DESSE RECURSO DEIXA A FÍSICA MAIS CONTEXTUALIZADA O QUE VAI FACILITAR A COMPREENSÃO DOS CONTEÚDOS, COM ISSO ALIMENTAR O INTELECTUAL HUMANO E INCENTIVAR UMA AMPLIAÇÃO NA VISÃO QUE TEMOS DO MUNDO A NOSSA VOLTA, ONDE APLICANDO O PAQUÍMETRO COMO FERRAMENTA DIDÁTICA É UMA POSSIBILIDADE DE CONCILIAR TANTO A PARTE TEÓRICA QUANTO A PRÁTICA. SABE-SE QUE A FÍSICA ESTÁ PRESENTE EM TODOS OS MOMENTOS DA VIDA HUMANA. FAZER COM QUE O ALUNO TENHA ESSA PERCEPÇÃO PODE SER UM INCENTIVO REAL PARA SEU DESENVOLVIMENTO COGNITIVO. O PAPEL DO DOCENTE EM FÍSICA DEVE SER DE DESENVOLVER MÉTODOS PARA QUE OS ALUNOS VERIFIQUEM NA PRÁTICA OS FENÔMENOS FÍSICOS. SENDO ASSIM, FORAM APRESENTADOS A CAPACIDADE DE COMPREENSÃO E SÍNTESE DOS TÓPICOS PESQUISADOS PARA COMPOR A PARTE TEÓRICA DA ATIVIDADE.