ESTA PESQUISA DE CARÁTER EXPLICATIVO BASEIA-SE EM ANÁLISE DE TEXTOS E FUNDAMENTAÇÕES TEÓRICAS QUE EVIDENCIAM A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA CONSTRUÇÃO DO PROTAGONISMO COMO IDENTIDADE PROFISSIONAL. O CONVITE AO DIÁLOGO PARA A AÇÃO DOCENTE SE DEVE AO FATO DA NECESSIDADE DA VALORIZAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA EM CONTEXTO ESCOLAR PARA A IDENTIFICAÇÃO DE FATORES QUE POSSIBILITEM O ENSINO E A APRENDIZAGEM COMO APROFUNDAMENTO DO CONHECIMENTO DA REALIDADE. O TRABALHO AINDA SUSTENTA UMA REFLEXÃO A RESPEITO DO COMPORTAMENTO HUMANO PARA A COMPREENSÃO DO ESTUDO DO INDIVÍDUO EM SEU PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO. A ABORDAGEM É DESCRITIVA, ONDE CONTEMPLA O ASPECTO HISTÓRICO-SOCIAL FUNDAMENTADO NAS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS, COMPREENSÕES E ANÁLISES DA PRÁTICA EDUCATIVA. FAZ-SE UMA REFLEXÃO DE ABRANGÊNCIA QUALITATIVA, EVIDENCIANDO A NECESSIDADE DE UMA CONSTANTE MUDANÇA E RESSIGNIFICAÇÃO NO ENSINO-APRENDIZAGEM ATRAVÉS DOS FUNDAMENTOS DA SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO, ONDE O LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO CONTRIBUI NA OBTENÇÃO DOS CONCEITOS FUNDAMENTAIS DO CURRÍCULO COMO GUIA PARA O ENSINO E TROCA DE SABERES, SOBRETUDO DO AMBIENTE ESCOLAR.