ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL O EDUCANDO COMEÇA A OBTER CONHECIMENTOS ACERCA DAS QUESTÕES AMBIENTAIS E PASSA A TER UMA VISÃO CRÍTICA SOBRE O MEIO AMBIENTE, TORNANDO-SE UM AGENTE TRANSFORMADOR EM RELAÇÃO À CONSERVAÇÃO AMBIENTAL, COMPROMETENDO-SE COM A PRESERVAÇÃO DOS ESPAÇOS NATURAIS E DA BIODIVERSIDADE. O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO PROMOVER EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DO ESTUDO ETNOBOTÂNICO EM UMA COMUNIDADE DA ZONA RURAL, DO MUNICÍPIO DE CHAPADINHA – MA, PARA AVERIGUAR A UTILIZAÇÃO E CONSERVAÇÃO DAS PLANTAS NATIVAS E, A PARTIR DAS INFORMAÇÕES LEVANTADAS, DESENVOLVER ATIVIDADES EDUCATIVAS JUNTO AOS MORADORES COM A FINALIDADE DE CONTRIBUIR COM A PRESERVAÇÃO DOS SABERES POPULAR E COM A CONSERVAÇÃO DAS PLANTAS NATIVAS. O TRABALHO FOI REALIZADO NA COMUNIDADE BARROCA DA VACA. DURANTE AS ENTREVISTAS FORAM OBSERVADAS UMA FREQUÊNCIA MAIOR DAS MULHERES. ATRAVÉS DAS ANÁLISES DOS QUESTIONÁRIOS PODE-SE OBSERVAR A IMPORTÂNCIA DO CERRADO PARA A COMUNIDADE, POIS OS MORADORES FAZEM USO DAS PLANTAS NATIVAS PARA DIVERSOS FINS, TAIS COMO MEDICINAL, ALIMENTÍCIO E ORNAMENTAL. A PARTIR DAS INFORMAÇÕES ETNOBOTÂNICAS FORAM ELABORADAS E DESENVOLVIDAS ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL JUNTO À COMUNIDADE. A UTILIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES ETNOBOTÂNICAS DA PRÓPRIA COMUNIDADE POSSIBILITOU A APROXIMAÇÃO ENTRE O CONHECIMENTO EMPÍRICO E O CONHECIMENTO CIENTÍFICO, TORNANDO AS AÇÕES DO PROJETO MAIS SIGNIFICATIVAS PARA OS PARTICIPANTES.