TECNOLOGIA EM ASCENSÃO: AS CONTRIBUIÇÕES DA REALIDADE VIRTUAL (RV) À EDUCAÇÃO
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 62686 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4294 "inscrito_id" => 7804 "titulo" => "TECNOLOGIA EM ASCENSÃO: AS CONTRIBUIÇÕES DA REALIDADE VIRTUAL (RV) À EDUCAÇÃO" "resumo" => "NOSSO OBJETIVO FOI VERIFICAR QUAIS AS POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DA RV À EDUCAÇÃO BÁSICA. ESTE TRABALHO É UMA PESQUISA QUALITATIVA. REALIZAMOS UMA REVISÃO DE LITERATURA NARRATIVA A PARTIR DE VARIADAS FONTES DE DADOS, ENTRE LIVROS E ARTIGOS CIENTÍFICOS. PERCEBEMOS QUE O GRANDE DESENVOLVIMENTO E ADOÇÃO DE TECNOLOGIAS RECENTEMENTE, COMO CELULARES E MONITORES DE ALTA RESOLUÇÃO, POSSIBILITARAM QUE A REALIDADE VIRTUAL (RV) TENHA GANHADO DESTAQUE NOS ÚLTIMOS ANOS COMO UMA TECNOLOGIA CAPAZ DE CONTRIBUIR PARA DIVERSOS SETORES DAS SOCIEDADES, INCLUSIVE PARA A EDUCAÇÃO. JUNTO A ISSO, O DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIAS DE BAIXO-CUSTO, COMO O CARDBOARD, QUE SÃO ÓCULOS FEITOS DE PAPELÃO, CONTRIBUIU PARA A ADOÇÃO DA RV PELO PÚBLICO. NA EDUCAÇÃO, DIVERSOS ESFORÇOS VÊM SENDO REALIZADOS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA RV EM DIVERSAS DISCIPLINAS E ETAPAS, DESDE A ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS AO ENSINO DE CONTEÚDOS RELACIONADOS ÀS CIÊNCIAS NATURAIS. PARA ESSES CONTEÚDOS, ENTENDEMOS QUE A RV DEMONSTRA GRANDES POTENCIAIS, COMO A SUBSTITUIÇÃO DE ANIMAIS EM AULAS PRÁTICAS, O QUE LHES POUPA DE SOFRIMENTO, E A IMERSÃO EM AMBIENTES DIFERENTES DAQUELES EM QUE OS ALUNOS SE ENCONTRAM. AINDA ASSIM, A RV REQUER CUIDADOS ESPECÍFICOS, COMO O CONTROLE DA ATENÇÃO DOS ALUNOS E EVITAR-SE EFEITOS COLATERAIS EM USO PROLONGADO. LOGO, É NECESSÁRIO QUE PROFESSORES, MAIS DO QUE DOMINEM A TECNOLOGIA, TENHAM CONHECIMENTO DE SEUS POTENCIAIS PEDAGÓGICOS E CUIDADOS NECESSÁRIOS PARA IMPLEMENTÁ-LA EM SUAS PRÁTICAS DOCENTES." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS, PRÁTICA DOCENTE, FORMAÇÃO DOCENTE, REVISÃO DE LITERATURA, REVISÃO DE LITERATURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA19_ID7804_26092019142749.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:46" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLOS BRUNO CABRAL DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "BRUNO OLIVEIRA" "autor_email" => "ol.carlosbruno@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 62686 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4294 "inscrito_id" => 7804 "titulo" => "TECNOLOGIA EM ASCENSÃO: AS CONTRIBUIÇÕES DA REALIDADE VIRTUAL (RV) À EDUCAÇÃO" "resumo" => "NOSSO OBJETIVO FOI VERIFICAR QUAIS AS POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DA RV À EDUCAÇÃO BÁSICA. ESTE TRABALHO É UMA PESQUISA QUALITATIVA. REALIZAMOS UMA REVISÃO DE LITERATURA NARRATIVA A PARTIR DE VARIADAS FONTES DE DADOS, ENTRE LIVROS E ARTIGOS CIENTÍFICOS. PERCEBEMOS QUE O GRANDE DESENVOLVIMENTO E ADOÇÃO DE TECNOLOGIAS RECENTEMENTE, COMO CELULARES E MONITORES DE ALTA RESOLUÇÃO, POSSIBILITARAM QUE A REALIDADE VIRTUAL (RV) TENHA GANHADO DESTAQUE NOS ÚLTIMOS ANOS COMO UMA TECNOLOGIA CAPAZ DE CONTRIBUIR PARA DIVERSOS SETORES DAS SOCIEDADES, INCLUSIVE PARA A EDUCAÇÃO. JUNTO A ISSO, O DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIAS DE BAIXO-CUSTO, COMO O CARDBOARD, QUE SÃO ÓCULOS FEITOS DE PAPELÃO, CONTRIBUIU PARA A ADOÇÃO DA RV PELO PÚBLICO. NA EDUCAÇÃO, DIVERSOS ESFORÇOS VÊM SENDO REALIZADOS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA RV EM DIVERSAS DISCIPLINAS E ETAPAS, DESDE A ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS AO ENSINO DE CONTEÚDOS RELACIONADOS ÀS CIÊNCIAS NATURAIS. PARA ESSES CONTEÚDOS, ENTENDEMOS QUE A RV DEMONSTRA GRANDES POTENCIAIS, COMO A SUBSTITUIÇÃO DE ANIMAIS EM AULAS PRÁTICAS, O QUE LHES POUPA DE SOFRIMENTO, E A IMERSÃO EM AMBIENTES DIFERENTES DAQUELES EM QUE OS ALUNOS SE ENCONTRAM. AINDA ASSIM, A RV REQUER CUIDADOS ESPECÍFICOS, COMO O CONTROLE DA ATENÇÃO DOS ALUNOS E EVITAR-SE EFEITOS COLATERAIS EM USO PROLONGADO. LOGO, É NECESSÁRIO QUE PROFESSORES, MAIS DO QUE DOMINEM A TECNOLOGIA, TENHAM CONHECIMENTO DE SEUS POTENCIAIS PEDAGÓGICOS E CUIDADOS NECESSÁRIOS PARA IMPLEMENTÁ-LA EM SUAS PRÁTICAS DOCENTES." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS, PRÁTICA DOCENTE, FORMAÇÃO DOCENTE, REVISÃO DE LITERATURA, REVISÃO DE LITERATURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA19_ID7804_26092019142749.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:46" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLOS BRUNO CABRAL DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "BRUNO OLIVEIRA" "autor_email" => "ol.carlosbruno@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }