Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

Visualizações: 246
O USO DO LÚDICO COMO UMA FERRAMENTA DE ENSINO:“LUDO TERMOQUÍMICO”, UMA FORMA ALTERNATIVA DE SE APROFUNDAR NO UNIVERSO DA QUÍMICA.

Palavra-chaves: JOGO DIDÁTICO, TERMOQUÍMICA, INCENTIVADOR, ENSINO DE QUÍMICA, ENSINO DE QUÍMICA Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O ESTUDO DA QUÍMICA É ESSENCIAL PARA A FORMAÇÃO DOS CIDADÃOS, PORÉM O ENSINO DA MESMA VEM PASSANDO POR DIFICULDADES. OS JOGOS EDUCATIVOS É UMA IMPORTANTE FERRAMENTA PARA A APRENDIZAGEM, POR ESTIMULAR A CRIATIVIDADE E O PRAZER DO ALUNO. PARA DESPERTA O INTERESSE DO ALUNO PARA APRENDIZAGEM É NECESSÁRIO O USO DE UMA LINGUAGEM INTERESSANTE, CAPAZ DE APROXIMAR O MÁXIMO DA REALIDADE, TRANSFORMANDO OS CONTEÚDOS VISTOS EM SALA DE AULA NA SUA VIVENCIA. ALIAR O ENSINO DE QUÍMICA AO USO DE JOGOS EM SALA DE AULA UMA FORMA EFICAZ DE SER TRABALHADO. O OBJETIVO DESSE TRABALHO É DESCREVER O DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO QUE ABORDA OS CONTEÚDOS DE TERMOQUÍMICA. O LUDO TERMOQUÍMICO É UM JOGO DE TABULEIRO, EM QUE OS ALUNOS RESPONDEM PERGUNTAS A RESPEITO DO ASSUNTO EM QUESTÃO. PORTANTO, ESSE TRABALHO TAMBÉM BUSCA DEMONSTRAR QUE OS JOGOS PODEM COLABORAR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, DE UMA FORMA DIFERENTE, DINÂMICA E ATRAENTE. POR MEIO DAS ATIVIDADES LÚDICAS O PROFESSOR COLABORA COM O REFORÇO DOS CONTEÚDOS; PROMOVE A SOCIABILIDADE ENTRE OS DISCENTES; TRABALHA O ESPIRITO DE COMPETIÇÃO E A COOPERAÇÃO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.