FORMIGA, Joseane Melquiades Rocha et al.. Bullying na escola: conhecendo os porquês. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/59484>. Acesso em: 05/11/2024 03:04
O PRESENTE TRABALHO MOSTRA O QUÃO EVIDENTE O BULLYING ESTÁ NAS ESCOLAS E NA VIDA DE MUITAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES. O OBJETIVO DO MESMO É COMPREENDER OS ASPECTOS QUE MAIS INFLUENCIAM A PRATICA DO BULLYING ENTRE OS ALUNOS DO 6° E 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II. BUSCANDO REFLETIR, INVESTIGAR E ANALISAR O QUE LEVA OS ALUNOS A PRATICAREM O BULLYING E PORQUE A ESCOLA É UM CAMPO TÃO FÉRTIL PARA ESSA PRÁTICA. PARA OBTERMOS OS DADOS NECESSÁRIOS PARA A ANÁLISE DO NOSSO ARTIGO FOI ELABORADO UMA PESQUISA COM ALUNOS DO 6° E 9° ANO. ONDE FOI APRESENTADO UM VÍDEO ACERCA DO TEMA, EM SEGUIDA REALIZAMOS UMA RODA DE CONVERSAS NA QUAL OS ALUNOS EXPRESSARAM SUAS OPINIÕES E EXPERIÊNCIAS VIVIDAS E POR FIM FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO AOS ALUNOS E TAMBÉM AOS PROFESSORES. O ESTUDO NOS MOSTROU QUE A MAIORIA DOS ALUNOS ENTREVISTADOS FORAM ALVOS DE BULLYING NA ESCOLA E QUE QUASE METADE DELES JÁ PRATICARAM BULLYING MESMO DEPOIS DE PASSAREM POR PROCESSOS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O TEMA, MOSTRANDO QUE OS MÉTODOS USADOS PELA ESCOLA PARA PREVENÇÃO DESSA VIOLÊNCIA NÃO TÊM GERADO NENHUM RESULTADO.