O ARTIGO, INTITULADO “FORMAÇÃO CONTINUADA: MUDANÇAS NAS METODOLOGIAS DE ENSINO DO PROFESSOR DE ENSINO MÉDIO”, É UM RECORTE DA TESE DE CONCLUSÃO DO CURSO DE DOUTORADO, TEM COMO OBJETIVO DESCREVER A FORMAÇÃO CONTINUADA NAS MUDANÇAS NAS METODOLOGIAS DE ENSINO DO PROFESSOR DE ENSINO MÉDIO. OPTOU-SE POR UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA PARA EMBASAR ESTE ESTUDO, ATRAVÉS DE UMA LITERATURA FOCADA NOS SEGUINTES AUTORES: ANDRÉ (2016), CARDOSO (2006), BIAVATTI E SOUZA (2018) E OUTROS, COMO TAMBÉM A LEGISLAÇÃO, LDB (1996). EVIDENCIA-SE A FORMAÇÃO DE MANEIRA SISTEMATIZADA NOS BANCOS UNIVERSITÁRIOS QUE SE ESTENDE PARA A INSTITUIÇÃO ESCOLAR E CONTINUA NA VIDA DO PROFISSIONAL, RESULTANTE POR ALGUMAS AÇÕES QUE SÃO IMPORTANTES PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL MAIS QUALIFICADO. É IMPORTANTE O DOCENTE DEFINIR ESTRATÉGIAS DE ENSINO PARA SEREM UTILIZADAS NO PROCESSO DE ENSINO, NA EXECUÇÃO DOS OBJETIVOS ALMEJADOS E APLICAÇÃO DOS CONTEÚDOS QUE SERÃO TRABALHADOS EM SALA DE AULA, PARA UMA RESSIGNIFICAÇÃO DA PRÓPRIA AÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DE NOVAS SITUAÇÕES QUE FAVOREÇAM À APRENDIZAGEM. ACREDITA-SE QUE A METODOLOGIA UTILIZADA NAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES CONTRIBUI MUITO PARA O SUCESSO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. A PRÁTICA PEDAGÓGICA ESTÁ PAUTADA EM SUPERCIALIDADES DE CONHECIMENTOS SOBRE OS FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO E SOBRE MÉTODOS DE ENSINO UTILIZADOS, TAIS COMO: CRÍTICO, DIALÉTICO, DIALÓGICO, ENTRE OUTROS, PARA O ALCANCE DAS METAS E OBJETIVOS ALMEJADOS NO CONTEXTO ESCOLAR.